Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

MinC preside III Reunião Técnica de Indústrias Culturais do Mercosul


Mercosul Cultural
Técnicos culturais dos países integrantes do Mercosul Cultural (Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) estiveram reunidos, nos dias 18 e 19, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, para participar da III Reunião Técnica de Indústrias Culturais do Mercosul.
O encontro, que foi coordenado pelo Brasil, presidente Pro-Tempore do Mercosul Cultural, debateu temáticas abordando Cidades Criativas, Cultura Digital, Circulação e Comercialização do Livro, de Obras de Arte e Audiovisual e Diversidade Cultural. Os técnicos dos sete países da América do Sul também discutiram a implementação do Selo Mercosul Cultural e a realização de feiras regionais, priorizando as regiões fronteiriças.

A delegação brasileira, presidida pelo Diretor de Relações Internacionais do ministério da Cultura, Marcelo Dantas, apresentou, dentre outras propostas, o projeto “Culturas Urbanas e Cidades Criativas”, que será lançado como programa pelo MinC até o final deste ano, com recursos dos fundos setoriais do Fundo Nacional de Cultura. O programa tem como objetivo estabelecer políticas culturais no âmbito da economia da cultura para as cidades brasileiras que vivenciam ciclos crescentes de transformação urbana e internacionalização, com ênfase nos ambientes criativos e nos arranjos produtivos agregadores de valores simbólicos aos bens e serviços com enfoque nos setores de design, moda, artesanato, arquitetura e cultura digital.

Nos dois dias do encontro, os participantes da III Reunião Técnica de Indústrias Culturais do Mercosul decidiram, entre outros pontos, apoiar a criação de um site do Mercosul Cultural, proposta pela Argentina. A página eletrônica, que teria o apoio financeiro do Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (FOCEM), ajudaria no intercâmbio de experiências e conteúdos culturais, e fortaleceria a identidade cultural dos países do Mercosul. A implementação do site será aprofundada no V Seminário sobre Sistemas de Informação Cultural do Mercosul, que será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, no Rio de Janeiro.
Dentro da temática Cidades Criativas, os técnicos aprovaram a realização de um encontro (cuja data ainda será definida), no âmbito do Mercosul, para compartilhar experiências e discutir estratégias para a consolidação de uma rede de cidades criativas na América do Sul. Os sete países participarão, nos dias 24 e 25 de novembro de 2010, em Buenos Aires (Argentina), do Fórum de Conteúdos Culturais em televisões Públicas e Comunitárias da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL).
(Texto: Heli Espíndola, Comunicação Social/MinC).

Nenhum comentário: