Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

400 cidades do Brasil recebem mostra de filmes de animação


Bahia tem exibições em 26 municípios no Dia Internacional da Animação
Diego Damasceno - Com 26 cidades, a Bahia está mais uma vez no circuito do Dia Internacional da Animação (DIA), que acontece hoje. A partir das 19h30, 11 filmes nacionais e dez estrangeiros, de países como Índia, Egito, África do Sul, Indonésia e Portugal, serão exibidos gratuitamente em quatro espaços: Cine-Teatro Solar Boa Vista, Sala Alexandre Robatto, Casa da Música e Espaço Cultural Alagados. A entrada é gratuita.

O evento engloba mais de 30 países e promove exibições simultâneas de filmes em 400 cidades do Brasil. Segundo CandidaLuz Liberato, coordenadora estadual do evento, o intuito de popularizar a animação é perseguido através da diversidade de técnicas e linguagens. “Queremos mostrar que animação não é só para criança”, afirma.

“Se o cinema atual é mais real, ele é também impregnado pela animação”.

Objetivos econômicos também sustentam o DIA. No mercado de cinema, a animação busca seu lugar ao sol. “Existe um trabalho que busca ampliar linhas de financiamento e patrocínio”, explica CândidaLuz.

Na mostra nacional, animações com cara de desenho animado dividem espaço com outras mais conceituais. Em Tromba Trem O Estrangeiro, de Zé Brandão, um encontro improvável entre um elefante amarelo que cai do céu, cupins que acreditam ser extraterrestres e uma tamanduá vegetariana será o início de uma viagem de aventura.

Já Musicaixa, de Jackson Abacatu, parte do som de uma caixa de música e usa técnica do recorte digital. Na sessão internacional, Zsa Zsa Zsu, da Indonésia, usa botões de costura para criar cenas.

Este ano, 26 municípios baianos participam do DIA, três a mais do que no ano passado. A chegada das produções no interior é um dos fatores que animam o artista plástico pernambucano Felippe Lyra, autor, junto com William Paiva, de Voltage, uma ficção científica.

“Amplifica seu trabalho. Leva para pessoas que normalmente não têm contato com a produção nacional, que normalmente só recebem coisas de fora”, afirma Paiva.

Nenhum comentário: