Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Afrofilisminogravura: exposição de artista plástico grapiúna retrata quilombolas – BA

outubro 27, 2010
Mostra de Ayam U’Brais é aberta nesta sexta-feira em Itabuna
Vinte obras inéditas do artista plástico grapiúna Ayam U’Brais, inspiradas na observação da comunidade quilombola do Porto de Trás, em Itacaré, compõem a exposição Afrofilisminogravura, que tem evento de abertura nesta sexta-feira (29 de outubro), às 19h30, no Centro de Cultura Adonias Filho, no município de Itabuna/BA. Os trabalhos valorizam a beleza da arte e da cultura regionais e poderão ser apreciados nesta mostra de visitação gratuita, que fica em cartaz até 3 de novembro. Selecionada pelo Calendário de Apoio a Projetos Culturais 2010, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), a exposição é uma realização da NUPROART e da Panorâmica Produções. Depois desta temporada, as obras ainda serão expostas em Ilhéus e Itacaré.

A filisminogravura, técnica de desenho inventada pelo próprio U’Brais, já é reconhecida em vários lugares do Brasil e do mundo. Nela, o artista usa apenas caneta esferográfica, betume e papel cartão. Nesta exposição, ele revela o olhar sobre um dos maiores quilombos urbanos da Bahia – por isso, o projeto leva o prefixo “Afro” junto ao nome de sua técnica, que, segundo U’Brais, foi batizada com a junção de “Filismina”, nome da sua avó, que o estimulava a desenhar, e “gravura”, pela natureza da sua obra.

A exposição faz parte do projeto Afrofilisminogravura, que consiste em etapas distintas. Primeiro, U’Brais passou uma semana na comunidade quilombola do Porto de Trás, no início de outubro, quando fotografou pessoas e cenas do cotidiano. Na ocasião, ele também ministrou aulas sobre a sua técnica para mais de 20 jovens no Centro Cultural Tribo do Porto, local onde se reúnem os remanescentes quilombolas para realizar atividades artísticas e culturais. A presença de U’Brais no Porto de Trás o aproximou das pessoas que ali vivem e permitiu que ele conhecesse de perto a realidade dos habitantes. Depois, ele reconstituiu as fotografias por meio da filisminogravura, imprimindo seu viés crítico e artístico.

Ayam U’Brais chamou atenção pelo ineditismo de suas obras nas edições de 2009 e 2010 do Circuito Internacional de Arte Brasileira, para as quais foi o único baiano selecionado. Além disso, seus trabalhos já foram expostos em países como Alemanha, Áustria, Eslováquia, Chile e no Brasil, a exemplo de Salvador, Maringá, Minas Gerais, Itabuna, Ilhéus e Ipiaú.

Calendário de Apoio a Projetos Culturais
Em sua terceira edição, o Calendário de Apoio a Projetos Culturais da FUNCEB é um mecanismo de incentivo que objetiva organizar as solicitações de apoio e a distribuição de recursos ao longo do ano, possibilitando a realização de projetos e atividades artístico-culturais de interesse público. São priorizadas propostas para o interior do estado, desenvolvidas em áreas de maior risco social, relacionadas à capacitação e formação na área cultural ou direcionadas ao público infanto-juvenil. Entre os anos de 2008 e 2009, o Calendário registrou 439 propostas, oriundas de Salvador e Região Metropolitana e de outros 64 municípios do estado, e apoiou 93 projetos, que representaram um investimento de R$ 468 mil. Nesta edição de 2010, o Calendário selecionou 55 projetos, colaborando para a execução de eventos culturais, oficinas, festivais de vídeo, mostras, palestras, projetos de música, espetáculos de dança, espetáculos de teatro, produção de catálogos e revistas, dentre outras atividades, em mais de 30 cidades da Bahia. Além disso, financiou passagens aéreas para viagens de artistas ao Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Estados Unidos e Portugal.

Exposição Afrofilisminogravura do artista plástico Ayam U’Brais
Quanto: Grátis
ITABUNA
Onde: Centro de Cultura Adonias Filho
Evento de abertura: 29 de outubro (sexta-feira), às 19h30
Visitação: 30 de outubro a 3 de novembro
ILHÉUS
Onde: Centro de Arte e Cultura da UESC
Visitação: 8 a 11 de novembro
ITACARÉ
Onde: Centro Cultural Tribo do Porto
Visitação: 12 a 15 de novembro
ILHÉUS
Onde: Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus
Visitação: 18 a 21 de novembro
Sobre Calendário de Apoio a Projetos Culturais da FUNCEB:

Nenhum comentário: