Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

De 22 a 25 de novembro, Jequié celebra a dança no I Festival de Dança do Sudoeste


O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do Fundo de Cultura. O Festival acontece no Centro de Cultura de Jequié com acesso gratuito.


Começa hoje (22/11) no município de Jequié, a 365 km de Salvador, o I Festival de Dança do Sudoeste do Estado com apresentação de nove companhias de dança de quatro municípios baianos. Para sua realização, o Festival conta o apoio da Secretaria de Cultura do Estado através do Fundo de Cultura da Bahia. O Festival será ponto de encontros, de trocas de saberes e fazeres, espaço de visibilidade para a produção de dança, principalmente da região sudoeste do estado, contribuindo para o fortalecimento dessa manifestação artística na região e na Bahia.

No palco do Centro de Cultura ACM, equipamento da Fundação Cultral da Bahia – Funceb, unidade vinculada à SecultBA e com pauta gratuita cedida especialmente para o evento, se apresentam, a partir de hoje, os seguintes espetáculos: Desejos Vagos, do município de Itabuna; Entre o Céu e o Inferno, de Maracás; Descaso Social, de Itiruçu;  Hip-hop da Comunidade, Sombra Oculta, O Vestido, Vivendo e Aprendendo, Fragmentos e A Carta da Terra, esses últimos do município de Jequié.

Com esta primeira edição, o Festival pretende ainda colaborar para a democratização do acesso à cultura na região e para o fortalecimento do segmento da dança local. Aliado a isso, o projeto preocupa-se com o desenvolvimento social, econômico e cultural da região. Os espetáculos são gratuitos.

Eventos como esse fazem parte da política de descentralização da SecultBA, que vem, desde 2007, apoiando iniciativas culturais da sociedade civil nos 26 territórios de identidade da Bahia. Para o diretor de dança da Funceb, Alexandre Molina, apoiar à diversas iniciativas ampliam o investimento na produção do interior do estado. “A Diretoria de Dança da FUNCEB vem trabalhando nestes últimos três anos no sentido de promover o desenvolvimento da dança produzida na Bahia, em suas diferentes configurações artísticas e possíveis interfaces com outras áreas.  O fomento à produção, à pesquisa, à formação, ao registro e memória, e à difusão da dança vem se dando por meio de apoio a diversas iniciativas do setor, sobretudo ampliando o investimento na produção do interior do Estado, acreditando numa perspectiva de interiozação e melhor distribuição dos recusos públicos.", explica.

Programação

Quando: 22/11
Horário: 20h
Espetáculo: Desejos Vagos
O Espetáculo “Desejos Vagos” representa todos os anseios interiores do ser humano, mas, raramente somos capazes de externá-los, pois, quando o fazemos, nos sentimos nus, frágeis diante dos outros.

Quando: 22/11
Horário: 20h20
Espetáculo: Entre o Céu e o Inferno
A coreografia do espetáculo utiliza uma dinâmica de passos em níveis altos.
Com duração de 15 min. é articulada por diferentes forças que entrecruzam e se interpenetram buscando se entrelaçar ao tema que dá nome ao espetáculo.


Quando: 22/11
Horário: 20h40
Espetáculo: Hip-hop da Comunidade
O espetáculo, cujos dançarinos compõem o Grupo de Dança do Programa Projovem / CRAS Mandacaru - Jequié utiliza em sua coreografia, expressão corporal Hip-hop Medley.





Quando: 23/11.2010
Horário: 20h
Espetáculo: Sombra Oculta
O espetáculo é formado por movimentos em seqüência que explica expressões corporais. Segundo o grupo, a proposta explica ainda, como o hip-hop vem saindo das sombras e sendo cada vez mais apreciado pelo público dos dias atuais.
Quando: 23/11.2010
Horário: 20h15
Espetáculo: Descaso Social
O espetáculo retrata a vulnerabilidade social de jovens brasileiros. São abordados aspectos como moradia e condição financeira precária.

Quando: 23/11.2010
Horário: 20h30
Espetáculo: O Vestido
Inspirado no poema “O Caso do Vestido, de Drummond, os movimentos percorrem em uma constante, porém sem ordem, assim como o amor, passando por suas junturas e rupturas, gozos e melancolias, glória do outro e desapego ao eu, criando um cenário de amor que passa do platônico ao aristotélico.


Quando: 24/11.2010
Horário: 20h
Espetáculo: Vivendo e Aprendendo
Composto por um elenco que também envolvem portadores de necessidades especiais, o espetáculo é resultante de oficina realizada em entidades assistenciais. A proposta pretende estimular a participação de pessoas com algum tipo de limitação, além de mostrar ao grande público às vastas possibilidades de realização destas pessoas.





Quando: 24/11.2010
Horário: 20h30
Espetáculo: Fragmentos
Como sugere o nome do espetáculo, “FRAGMENTOS” é dividido em quatro momentos comuns na vida das pessoas. “Caminhada” que mostra o cominho do homem em busca de sua história; “Paixão”, sentimento da essência humana; “Comportamento” atitudes tomadas pelo homem diante da realidade; “Brasilidade” uma pincelada sobre a nossa identidade cultural.


Quando: 25/11.2010
Horário: 20h
Espetáculo: A Carta da Terra
O espetáculo aborda em suas coreografias, a questão ambiental, do surgimento do planeta até como se encontra nos dias atuais.


Serviço
O Quê: I Festival de Dança do Sudoeste do Estado
Quando: Entre 22 e 25 de novembro
Onde: Centro de Cultura ACM | Praça Duque de Caxias – s/n Jequié-BA
Gratuito

Assessoria de Comunicação - SecultBA

(71) 3103-3026 / 3027 / 3016

(71) 9983-5278 / 8151-0893

ascom@cultura.ba.gov.br

http://plugcultura.wordpress.com

http://www.flickr.com/photos/secultba/

http://twitter.com/SecultBA

http://www.cultura.ba.gov.br

Nenhum comentário: