Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Escola de Belas Artes é Parceira do Ipac no Evento


Direto do Portal UFBA
A Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da Escola de Belas Artes (EBA), e o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), promovem, simultaneamente, nos próximos dias 24 (quarta-feira), 25 e 26 de novembro o Seminário Internacional de Restauro de Bens Móveis e Integrados na Bahia e o Forum de Políticas Culturais em Conservação e Restauro de Bens Móveis e Integrados, com a temática “Carências históricas, importância estratégica”. Os dois eventos terão vagas limitadas em 150 lugares e acontecerão na Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador, que abriga o mais antigo curso de nível superior de medicina do Brasil. O seminário terá participação de representantes franceses do Museu Rodin Paris, restaurador da Itália Gianmario Finadri, além de especialistas de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, entre outros estados brasileiros.
Da Bahia, participam professores e técnicos da Faculdade de Arquitetura e da EBA/UFBA, como o arquiteto especialista Mário Mendonça Filho, o renomado restaurador José Dirson Argolo e a museóloga Heloísa Costa, membro do Conselho Internacional de Museus, consultora da Unesco e professora visitante da Université du Québéc e Laval (Canadá), Newcastle University (Inglaterra), Universidade de Valencia (Espanha) e Universidade de Buenos Aires (Argentina). Estarão presentes também representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura e da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais (Abracor). Podem participar dos dois eventos restauradores, estudantes, professores, pesquisadores, gestores públicos e privados, especialmente de belas artes, arquitetura, química, biologia, história e museologia, campos que obrigatoriamente atuam na restauração de bens móveis integrados, ou qualquer outro interessado no tema em questão.
Segundo o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça, o seminário e forum têm objetivo de proporcionar discussão acerca do restauro de bens móveis e integrados, enriquecido pelo conhecimento de novas técnicas e experiências de capacitação da área no Brasil e exterior. “Estreita ainda as relações culturais com a França já que o IPAC/Secult encontra-se responsável pelas peças do escultor francês Auguste Rodin no Palacete das Artes”, complementa Mendonça. Para o dirigente estadual, os eventos contribuem igualmente para a construção de proposta de organização do segmento de restauro no âmbito da Bahia. Dentre as mesas e palestras do Seminário estão os temas de conservação e restauro no Museu Rodin Paris, técnicas em metal e gesso, técnicas em cantaria, novas tecnologias, panorama do restauro na Bahia, formação e técnicas de restauro de azulejos, experiências brasileiras na estruturação de centros de restauro e formação de profissionais de restauro. Já o Forum de Políticas Culturais constará de mesas e debates com as temáticas de políticas e programas institucionais e formação e perfil profissional.
O evento acontece de 24 a 26 deste mês (novembro), começando sempre às 9h e finalizando às 19h. Para inscrições deve-se enviar mensagem para o endereço eletrônico seminario.ipac@gmail.com e obter mais informações através dos telefones 3117-6491 e 3117-6492, durante horário comercial, de segunda a sexta-feira.


cev.org.br

Nenhum comentário: