Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Grupo Culturart - Um novo ideal para todos

O Grupo Culturart surgiu em Campo Formoso há 26 anos (fevereiro de 1984), devido à necessidade de alguns jovens campoformosenses de fazerem algo por uma comunidade que oferecia muito pouco à juventude daquela época. Entre estes jovens destacam-se Dalmo Funchal e seu irmão Dida Barreto, Cristiane Pires, Paulo Lira, Arivaldo, Iranilton, entre outros.
Em 1989 o Grupo, sob a Direção de Arivaldo, convida alguns jovens estudantes do colégio Instituto Educacional Nossa Sra. de Fátima para atuarem no espetáculo infantil “ A Bruxinha que era Boa”, de Maria Clara Machado. Entre estes jovens estava Irenilda Nunes Galvão de Carvalho, NILDINHA, que ao participar deste espetáculo, não imaginava que, em pouco mais de um ano, iria assumir a Direção do Grupo, isso porque Ari entrou em desentendimento com outros antigos membros e resolveram desativar o grupo. Irenilda, envolvida com o trabalho e encantada com o teatro, resolveu por conta própria e partindo do “zero” (já que os antigos membros levaram o pouco material que o grupo dispunha) dar continuidade aos trabalhos do grupo, fato este que seria impossível se ela não contasse com o apoio de seus amigos Ildemar Tadeu,  Alcione Bruno  e de novos e empenhados membros que ela havia conhecido durante o seu estágio de Magistério no colégio Nossa Sra. de Fátima. Entre estes estavam Jucimagno Castro, Lidiane Silva, Lidiane Carvalho, Anaeri Castro, Clestiane Gonçalves, Josenilson Carvalho, Mário Filho Ferreira, Marcos Januário, Maria Verônica Freitas, Sara Galvão de Carvalho, Uliara Silva, Gislene Barreto, Hérica Pereira, que foram peças fundamentais para que o grupo chegasse ao que é hoje.
E assim o Culturart cresceu, tomou forma e corpo de uma empresa filantrópica que trabalhava com entretenimento, e em 1997 o Grupo finalmente é registrado, recebendo CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal, o que possibilita que, por intermédio do Vereador Sernivaldo, (que apresentou o projeto à Câmara de Vereadores da cidade) o Grupo Culturart recebesse, por unanimidade, o Título de “Entidade de Utilidade Pública de Campo Formoso”
Os anos passaram-se e estes mesmos anos apresentaram ao Culturart muitos e muitos jovens de nossa comunidade. Aqui eles permaneceram por pouco ou muito tempo. Alguns ficaram anos e aqui brilharam com o brilho singular àquele das mais belas estrelas. Aqui plantaram, colheram e usufruíram de um gosto em comum pela CULTURA e pela ARTE.
No dia 05 de Outubro, o Grupo completou 18 anos sob a Direção de Irenilda Galvão e hoje, muito mais do que antes, o lema do grupo “UM NOVO IDEAL PARA TODOS” está estampado não apenas na face daqueles que passaram pelo Culturart, mas no olhar de todos que ainda acreditam que está no lazer sadio a chave para o jovem se tornar a ferramenta fundamental de transformação da sociedade em que se encontra inserido.

CEGONHA BOA DE BICO, PARTICIPOU DO PRIMEIRO FESTIVAL DE TEATRO DE PRIMAVERA DO TERRITÓRIO NORTE DO ITAPICURU REALIZADO NA CIDADE DE SENHOR DO BONFIM... E DOS 10 PRÊMIOS LEVOU 7... NAS CATEGORIAS: MELHOR ATOR (AIRTON MILLER/ CACAU) MELHOR ATRIZ (LUANNE GALVÃO / HÊLO) MELHOR ATOR COADJUVANTE (WESLEY MENEZES/ NINO) MELHOR ATRIZ COADJUVANTE (MAYRA BEZERRA/ TAÍS) MELHOR DIREÇÃO (NILDINHA), MELHOR CENÁRIO E MELHOR ESPETÁCULO!

















Fonte: http://www.portalcampoformoso.com.br/index.php?pg=mostrar_noticia&id=272
Outras informaçoes e vídeos: http://www.taza.com.br/entretenimento/442-retrospectiva-da-semana-de-comemoracoes-dos-20-anos-de-culturart.html

Um comentário:

OFICINA DE CORDEL disse...

Parabéns! Culturart é força regional nas artes cênicas e na movimentação cultural da região. Coneheci Nildinha e sua trupe no final dos anos 80, fizemos intercâmbio e oficinas mútuas. fico feliz por revêl-la, em fotos, tão linda e tão mulher. madura e diretora de qualidade e criatividade. Aplausos pra todo o elenco.
Jotacê