Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Espaço Musical Hugo Luna, uma homenagem ao forrozeiro


Especial do Interior

Inaugurado no dia 18 de outubro, no Centro Educacional de Seabra, tradicional estabelecimento de ensino da Chapada Diamantina, o Espaço Musical Hugo Luna, independente da importância que tem para os estudantes e pessoas da comunidade, é uma justa homenagem ao filho da terra que se projetou no mundo da música sem jamais esquecer suas origens, uma vez que permanece morando em sua propriedade rural no município de Sebra, que ele sempre faz questão de cantar em suas composições.

Músico de formação, Hugo Luna proporcionou uma aula durante a inauguração do espaço que tem o seu nome, tocando seguidamente vários instrumentos como: piano, acordeão, teclados, guitarra portuguesa, violão e gaita de boca, sob os aplausos do público.

Filho de Tito Luna Freire e Alice de Souza Freire, ambos falecidos, Hugo Luna "a majestade do forró" como é conhecido, teve uma infância voltada para a religião. Foi seminarista e cantava nos corais da Igreja de São Sebastião em Seabra.

Versátil - é escritor, poeta e compositor -, além de multi-instrumentista, decidiu seguir a carreira musical e muito cedo, aos 17 anos, aportou em Salvador onde atuou nos conjuntos os Labaredas e Os Elétrons, atual Chiclete com Banana, formando o grupo como tecladista, ao lado de Bel Marques, Wilson e Wadinho. Deixou o pop-rock para fazer aquilo que está no seu sangue: o forró. Na batida animada da sanfona, zabumba e triangulo, o "pé de serra" autentico, lá se vão mais de 10 discos gravados, duas coletâneas e recentemente um DVD.

Com livros publicados e a lançar, o ex-bancário e membro da Academia de Letras e Artes de Salvador, já recebeu diversos prêmios pelo seu trabalho na música principalmente em São Paulo, onde já se apresentou oito vezes no Teatro do City Bank-Holls. No início deste ano, ele participou, ao lado de outros artistas, no palco do Teatro Jorge Amado, em Salvador, do Projeto Grão de Música. Artista querido e requisitado em toda a Bahia pela sua autenticidade e forma simples de viver - ligado às coisas campestres e a ecologia -, Hugo foi um dos artistas que mais se apresentaram na época junina, tocando em cerca de 20 cidades com a sua banda.

No momento enquanto descansa em sua fazenda, em contato com a terra, apreciando as belezas naturais de Seabra e de municípios próximos, o que lhe dá inspiração para novas composições, a "majestade do forró" tem em mente dois projetos: relançar o CD "Hugo Luna - Canta a Chapada Diamantina" e preparar um novo trabalho que deve ficar pronto até o início de 2011. Quanto ao relançamento do Cd sobre a Chapada Diamantina, Hugo explica que isso decorre da grande repercussão alcançada pelo trabalho em toda a região, inclusive com muitos pedidos para que o disco fosse relançado.

Nesse Cd há faixas como "As belezas do sertão", "Animação do povo", "A chula de Mundo Novo", "Itaberaba" e "Mãe Alice" todas de Hugo, sendo a última uma homenagem à sua mãe, falecida no final do ano passado, e outras como "A sanfona do Lopeu" de Ivan Soares, "Depois daquela curva" de Bira Silva e "Cheiro de Goiaba" de Zadir Porto, que retratam bem a cultura do povo chapadense.

Nenhum comentário: