Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PROJETO TANGOLOMANGUINHO CONTA COM MOSTRAS DE CINEMA E ANIMAÇÃO


A Companhia Urbana de Dança será uma das atrações

A 2ª edição do Tangolomanguinho - 2º Festival Infanto-juvenil da Diversidade Cultural do Pelourinho, começa, no dia 26 de novembro, com as mostras de cinema e animação na Oi kabum!, no Pelourinho, e no Cine Teatro Solar Boavista, em Boa Vista de Brotas. As mostras levarão ao público filmes selecionados pelo Anima Escola, projeto pedagógico de capacitação na linguagem de animação criado pelo Anima Mundi especialmente para as escolas, e por Mércia Brito, do Cinema Nosso, que escolheu filmes que possam mexer com a imaginação da platéia e ampliar as possibilidades de expressão do universo infanto-juvenil.
O projeto tem patrocínio da Oi, apoio Cultural do Oi Futuro, apoio institucional do Pelourinho Cultural, programa ligado ao Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural e à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e parceria da Oi Kabum! Salvador, Cipó, Ponto de Cultura Cineclube Imagens Itinerantes, Escola de Dança e Cine Teatro Solar Boavista.
E no dia 28/11, mais atividades! O Tangolomanguinho levará ao Largo Pedro Archanjo e à Escola de Dança da FUNCEB uma programação cheia de atividades e cultura. Crianças e jovens de diferentes grupos artísticos participarão de workshops comandados por grandes profissionais reconhecidos na cena cultural local e nacional. Dentre os workshops estão o encontro promovido pelo DJ baiano Edílson, a artista plástica Andrea May realizará o de Toy Art e a multitalentosa Sônia Destri comandará o de Street Dance.
Seguindo a proposta do projeto, os workshops irão levar aos grupos infanto-juvenis participantes mais ferramentas que proporcionem o incremento da sua própria arte através do intercâmbio cultural e do aprendizado. O resultado adquirido durante essa troca de conhecimentos vai estar inserido na produção, pelos próprios jovens e crianças participantes, de um grande show de encerramento. O espetáculo que será no dia 30 de novembro, às 19h, finalizará o Tangolomanguinho - 2º Festival Infanto-juvenil da Diversidade Cultural do Pelourinho, englobando as novidades que os três workshops proporcionaram aos grupos. Os grupos de Toy Art estarão produzindo o cenário, enquanto os resultados e criações obtidos nos workshops de Street Dance e de DJ farão parte da apresentação final.
Os grupos infanto-juvenis que participarão das aulas práticas do festival serão o Majê Molê, conhecido em Pernambuco pela sua iniciativa de mesclar a cultura afro em seu balé; o Independente de Rua, responsável por apresentações ligadas ao Hip-Hop nas ruas de Salvador; o CriaPoesia, que focaliza na expressão artística através da construção da poesia; o Lactomia, destacado por usar a música como elemento de transformação social; o Núcleo Infanto-Juvenil de Dança da FUNCEB, composto por alunos do curso preparatório em dança da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia; e o grupo formado pelo DJ Edílson e a DJ Naysha.
No Largo Pedro Archanjo, os workshops darão aos participantes a oportunidade de interagir com muita música e criatividade. O Workshop de DJ irá mostrar a arte do DJ Edílson, também conhecido como DJ-3, que começou a se interessar profissionalmente pela música enquanto frequentava festas e danceterias pela cidade de Salvador. "A importância do workshop é mostrar que DJ é uma profissão, e que abrange várias coisas. Essa profissão abre um leque diverso, além de tirar meninos da rua e mostrar outra área que eles não conhecem", disse DJ Edílson. O seu envolvimento com o universo do disc jockey teve inicio em 1988, quando ele tomou um curso com o DJ Wilson. A partir desse contato, o DJ Edílson começou a estudar a utilização de remixes. Em sua carreira, o DJ já participou da tenda Eletrônica do Festival de Verão, em alguns camarotes do carnaval soteropolitano como o Do Reino e Othon, ao lado dos músicos Gilmelândia, Simone Sampaio e Edu Casanova.
Ainda no Largo Pedro Archanjo, a artista plástica baiana Andrea May estará ensinando Toy Art durante o workshop. A arte surgiu com o objetivo primário de criar brinquedos customizados para decoração, e não para brincar. Essa finalidade transformou os objetos em obras que refletem a individualidade do seu artista, dando um ar contemporâneo ao material que antes era visto quase que exclusivamente como parte da infância. Andrea May, que já fez parte de muitas exposições artísticas no Brasil e no Canadá, ajudará as crianças e jovens a criarem seus próprios toys, sempre destacando as suas características pessoais. Recentemente, a artista vem desenvolvendo diversos projetos, como o Atelier Coletivo VISIO, o Urban Blog Off Topic e a Dupla em Dinâmica.
Já na Escola de Dança da FUNCEB, Sônia Destri comandará o Workshop de Street Dance. Sônia é formada em Danças Clássicas pela Fundação Teatro Guairá e possui vasta experiência em diferentes estilos como ballet, dança contemporânea, Jazz, Street Jazz e Hip Hop. A artista de múltiplos talentos já participou de diversos espetáculos pelo mundo como o ID Entidades, Batalha Urbana e Suite Funk, que compôs a sua turnê pela França no início do ano. Também em 2010, ela já fez parte do Circuito Estadual das Artes pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e do Tangolomango no Ceará. Atualmente, ela dirige a Companhia Urbana de Dança com dez dançarinos urbanos e breakers e realiza um circuito de oficinas gratuito pelo Brasil.

PROGRAMAÇÃO
Dias 26, 27 e 28 de novembro - Sexta-feira, Sábado e Domingo

Mostra de Cinema e Animação
Entrada Livre

Oi Kabum!
Dias 26, 27 e 28 - às 18h
CineTeatro Solar BoaVista
Dia 26/11 - às 9h e às 14h
Dia 27/11 - às 15h e às 17h30
Dia 28/11 - às 15h e às 17h30

Dia 28 de novembro - Domingo - Largo Pedro Archanjo

9h / 17 h - Início do projeto - Largo Pedro Archanjo
Atividade restrita aos grupos participantes

Abertura do projeto e apresentação da equipe
Início Workshops:
Workshop de DJ - Largo Pedro Archanjo
Workshop de Toy Art - Largo Pedro Archanjo
Workshop de Street Dance - Escola de Dança da FUNCEB

Dia 29 de novembro - Segunda-feira - Largo Pedro Archanjo

9h / 17h - Dinâmicas
Atividade restrita aos grupos participantes

Roda de apresentação dos grupos - quando os coordenadores de cada grupo apresentam seus projetos e falas oficiais do Tangolomanguinho - quando a direção explica os objetivos do trabalho; os grupos, através de exercícios e brincadeiras de troca, começam a se conhecer e a se integrar;
Jogos de diferenças e afinidades. Observação, pela direção do Tangolomanguinho, dos grupos e membros que se identificam e início de um pré-roteiro.Brincadeiras e composições, já misturando os projetos e visualizando resultados. Elaboração do roteiro.
Dia 30 de novembro - Terça-feira - Largo Tereza Batista

9h / 17h30 - Ensaio geral
Atividade restrita aos grupos participantes

Ensaio integrado com exposição de idéias do esboço do roteiro inicial, primeiros jogos de afinidades possíveis entre cenas e passagens de um trabalho para o outro (fusões), jogos de aprendizagem (música, coreografia, textos) para promover o intercâmbio de técnicas e a vivência dos grupos, realizando e verificando tecnicamente o roteiro esboçado;
Ensaio geral para afinar o roteiro, qualificando a execução e distribuindo tarefas e responsabilidades técnicas e estéticas.

19h - Apresentação - Largo Tereza Batista
Entrada livre

Nenhum comentário: