Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Encontro em Moçambique debaterá liderança feminina na Capoeira


Incentivar a participação das mulheres nos mais variados espaços sociais e debater o protagonismo feminino em organizações culturais. É com esta reflexão que a professora da Faculdade de Educação (UFBA) Rosangela Costa Araújo, a Mestra Janja participará, no período de 2 a 4 de dezembro, do Encontro Capulana Capoeira: experiências femininas em liderança cultural, que acontecerá em Maputo, Moçambique. O Encontro, que é organizado pelo Governo da Cidade de Maputo, em parceria com o núcleo moçambicano do Instituto Nzinga de Capoeira Angola (Brasil-África) e a Balaio Cultura & Arte (Moçambique), reunirá capoeiristas e mulheres que desenvolvem papéis de destaque em organizações culturais, moçambicanas e de outros países africanos, promovendo intercâmbio entre as convidadas e debate sobre o acesso da mulher à posições de liderança.

Enquanto veículo de transformação  da condição social, a capoeira traçou seu caminho pelos valores do respeito, da liberdade, da justiça, da inclusão e da igualdade. Ao praticá-la num ambiente de igualdade, mulheres e homens podem participar de processos formativos que envolvem trasformações sociais mais efetivas. “Hoje há organizações de Capoeira fundadas e lideradas por mulheres, ou mesmo grupos, em que as mulheres constituem a maioria dos praticantes. Entretanto, ainda lidamos com um grande desequilíbrio de representatividade quando pensamos no reduzido número de mulheres que são promovidas ao lugar de mestra”, afirma Mestra Janja.  No Encontro Capulana Capoeira, em Moçambique a presença feminina nestas manifestações culturais e sua interlocução com as lutas mais amplas de mulheres nas sociedades também permeará os debates: “Nesse sentido, temos que entender a Capoeira em permanente diálogo com a sociedade a seu redor, como sendo a “pequena roda” inserida na “grande roda”, e que as lutas das mulheres na sociedade como um todo também são refeitas na capoeiragem”.

Reconhecimento – Historiadora, formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre  e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Rosângela Costa Araújo, Mestra Janja, é uma das personagens mais conhecidas no mundo da capoeiragem, tendo dedicado quase 30 anos de sua vida à Capoeira. O Instituto Nzinga de Capoeira Angola, criado por ela, é a primeira organização da Capoeira Angola fundada por uma mulher, “em situação de autonomia plena”, ressalta. Juntamente com a mestra Paulinha (Paula Barreto) e mestre Poloca (Paulo Barreto) esta organização hoje conta com núcleos nas cidades de Salvador, São Paulo e Brasilia, no Brasil, além de Maputo (Moçambique),Cidade do México (México), Londres (Inglaterra) e Marburg (Alemanha.


A Capulana

Capulana é um termo Changana/Ronga (idiomas locais do sul de Moçambique) que designa uma peça de roupa/pano usada pelas mulheres em quase toda a África. De tal modo que a Capulana é uma peça muito prestigiada tradicionalmente, chegando-se a dizer pelos mais idosos que “a mulher que não tem Capulana não é mulher!”. A Capulana é um símbolo local feminino por excelência, imbuído de muita força.

Nenhum comentário: