Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Luciano Bahia entra em estúdio para gravar seu segundo CD



O músico conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA, através do Fundo de Cultura, para gravação do CD Música sobre Música que contou com a parceria do estúdio Pracatum, do músico Carlinhos Brown.

O músico Luciano Bahia está em estúdio preparando seu mais novo cd intitulado “Música sobre Música”. O CD está sendo gravado no estúdio Pracatum, do músico Carlinhos Brown, com masterização feita no Rio de Janeiro pelo estúdio Visom Digital, responsável pela masterização de grandes nomes da música popular brasileira como Maria Bethânia, Maria Rita e Lenine. O CD recebeu recursos da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA, através do Fundo de Cultura, para realização. A mixagem do CD deve ser concluída no mês de Janeiro, e o lançamento está previsto para março.

O CD é autoral, composto de 12 faixas, todas de autoria de Luciano Bahia, sendo que uma delas, a música "Nem Venha" é em parceria com a cantora paraense residente em Salvador, Cláudia Cunha. Dois músicos paulistas participam como convidados Guilherme Kastrup (baterista que já integrou a banda de nomes como Arnaldo Antunes e Adriana Calcanhotto) e Rovs Paschoal (guitarrista que já acompanhou Elza Soares, Zeca Baleiro e Zélia Duncan, entre outros). Os músicos baianos com Ldson Galter, Jelber Oliveira e Dailha Mendes também estão escalados para integrar a banda durante a gravação do CD.

Este é o segundo CD do artista que venceu em 2005 o Prêmio Braskem de Cultura e Arte ganhando a gravação do seu primeiro CD “1”, que contou com a participação de Elza Soares. Neste mesmo CD, a faixa "Queda", entrou na trilha sonora da novela "Ciranda de Pedra" através da gravação da cantora Márcia Castro. Uma terceira gravação dessa mesma música (pelo carioca Celso Fonseca) atingiu o sexto lugar em execução no Rio de Janeiro.

Para a baiana Márcia Castro que gravou diversas músicas do artista, Luciano Bahia é um expoente da música e um oráculo, para quem sempre pede conselhos. “Luciano Bahia sempre foi um parceiro de criação, aquele que primeiro acreditou na minha musica autoral e estimulou esse caminho. Dirigiu o meu primeiro show, produziu o meu primeiro disco, compôs a minha primeira canção presente numa novela, ou seja, Luciano representa uma base sólida e primeira para minha música”, relata Márcia. “Ele me apresentou musicas, sonoridades diversas, artistas incríveis, alimentou minha relação com o teatro e, através disso, me mostrou efetivamente que a musica nunca se dissocia do carater humano que ela traz em si, indo muito alem de virtuoses ou matemáticas. Ele continua presente no meu trabalho, ora como musico, ora como arranjador e principalmente como filtro do que tenho feito, um confidente no qual confio absolutamente, por uma afinidade artística, estética e humana. Luciano é um dos grandes criadores dessa nossa geração”, conclui.

Luciano Bahia - Músico diretamente ligado à tradição da MPB com currículo que inclui apresentações na França, Bélgica, Portugal, Itália e Estados Unidos, Luciano Bahia é multifacetado passeando por diversas áreas onde a musica se insere. No teatro Bahia já assinou a trilha sonora de cerca de 90 espetáculos de renomados diretores, entre eles João Falcão e José Possi Neto. Na área de dança, fez música para o Dance Brazil, grupo brasileiro radicado em Nova Iorque e em 2007 compôs a trilha sonora para os 25 anos do Ballet de Teatro Castro Alves, com apresentações no Brasil e na Alemanha. Luciano já tocou com artistas nacionalmente conhecidos como Danilo Caymmi, Jorge Mautner, D. Ivone Lara entre outros. Diretor Musical e produtor de CDs de cantoras baianas como Márcia Castro (Troféu Caymmi 2004/Prêmio BRASKEM 2006/Indicada ao TIM 2008) e Mariene de Castro (Prêmio TIM 2005/Prêmio Itaú Cultural 2005/Prêmio BRASKEM 2004). Quatro dos seus shows já foram transformados em especiais de televisão (TVE-BAHIA e TV Salvador). Ganhou em 2004, em Salvador, o Troféu Caymmi como melhor compositor com a canção “Queda”, e em 2005 recebeu o “Prêmio Braskem de Cultura e Arte”.
-------------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

(71) 3103-3016/ 3027/ 3026/ 9983-5278

Nenhum comentário: