Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Secopa apresenta Plano Diretor para a Copa do Mundo de 2014


Foi realizada no dia 19, na Assembléia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a Sessão Especial: “Desafios para a abertura da Copa 2014 na Bahia e a apresentação do Plano Diretor”, com o objetivo de apresentar as ferramentas, estratégias, projetos e ações do governo para a organização do estado e a realização da Copa do Mundo FIFA 2014 e da Copa das Confederações em 2013. A sessão foi presidida pelo Deputado Estadual Álvaro Gomes e o plano foi realizado pela Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), visando discutir a possibilidade da abertura da Copa 2014 ser feita na Bahia.
O secretário extraordinário da Copa é Ney Campelo, que apresentou as ferramentas para a realização da copa, destacando obras de infraestrutura, capacitação de mão de obra, mobilidade urbana, turismo, habitação, hotelaria e estádio.
O turismo no estado já é bastante destacado, mas com a copa estará ainda mais em evidência e trará um número maior de turistas para Bahia, por isso, as principais medidas relacionadas à capacitação da mão de obra estão relacionadas ao turismo.
Todos os presentes no plenário concordaram que a realização da Copa do Mundo na Bahia deixará um legado muito importante não apenas para a Região Metropolitana de Salvador, onde terá a maior concentração de turistas, mas para toda a Bahia. Estima-se que serão gerados mais de 3,6 milhões de empregos diretos e indiretos. Segundo Leonel Leal, esse desenvolvimento deve ser bem conduzido para ocorrer de forma sustentável. O evento trará oportunidades de negócios, investimentos a longo prazo, que refletirão benefícios futuros no desenvolvimento sócio-economico do estado.
Os reflexos da realização da copa do Mundo já podem ser vistos agora com a geração de empregos na construção do estádio Arena Fonte Nova. Segundo o secretario Ney Campello, as obras relacionadas a mobilidade urbana já estão começando.
Foram apresentados diversos projetos para organização do estado para receber as competições de futebol e de olho nas Olimpíadas de 2016. Mas a Bahia ainda tem alguns desafios a serem solucionados, como as questões do trânsito, da segurança, habitação.
O plano também apresentou as obras de ampliação do terminal de passageiros do aeroporto Luís Eduardo Magalhães, além da construção de uma nova pista. Ampliação do terminal de passageiros do porto e a duplicação das avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa, ambas melhorarão a mobilidade urbana e o acesso aos estádios Pituaçu e Barradão.
“O grande problema não é o trânsito, a segurança ou a iluminação, mas a sincronia de todos esses itens que devem ser monitorados, além disso, há as questões de estudos ambientais, que não são da nossa competência.”, disse Leonel Leal, representante do prefeito João Henrique. Leal deixou claro o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador com relação à infraestrutura e hotelaria cidade, bem como a limpeza pública e a condução do trânsito.
Também esteve no plenário, o Secretario da Cultura, Marcio Meireles, que afirmou que “a cultura baiana vai ser decisiva para a escolha da Bahia para abertura da Copa.” Segundo ele, o estado tem uma cultura muito rica e que deve ser exposta.

Nenhum comentário: