Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Tarde Quase centenário

VEÍCULO TÍTULO

Homenagem Instituições como a ALB e Secretaria de Cultura planejam eventos para Comemorar os 100 anos de nascimento do escritor Jorge Amado
Marcos Dias

Se estivesse vivo, no próximo dia 10 de agosto o escritor Jorge Amado completaria 99 anos. Instituições, como a Academia de Letras da Bahia e a Fundação Casa de Jorge de Amado, planejam atividades para as comemorações.

A Secretaria de Cultura do Estado despertou para a importância do legado do escritor e também está se articulando para instituir o Ano Jorge Amado — por conta do centenário de nascimento do autor baiano.

Despertou porque agosto seria o mês ideal para dar a largada nas comemorações, mas, como as atividades não foram orçadas anteriormente, a idéia é apostar em pré-eventos e deixar o aspecto substancial da programação para 2012.
Uma comissão tem se reunido desde abril com esta finalidade. Foram convidadas instituições e pessoas ligadas ao escritor, como a Fundação Casa de Jorge Amado, Academia de Letras da Bahia, o llê Axé Opõ Afonjá e universidades federais e estaduais para estabelecer as competências e parcerias.

"Queremos fazer um projeto e homenagem multidisciplinar, com palestras, debates, exibição de filmes e montagens de espetáculos teatrais" afirma a assessora de Relações Internacionais da Secult, Monique Badaró. Por enquanto, mesmo sem uma programação definida, a assessora toma como certo o lançamento, em agosto, do selo do Ano Jorge Amado.

"Jorge Amado foi alguém que contribuiu para a projeção da imagem da Bahia e até de uma conformação no imaginário nacional. Além disso, tem contribuições sobre políticas culturais que são desconhecidas. Estamos nos articulando para que o ano tenha muita visibilidade", diz Monique.

Colóquio

Integrante da Comissão, o presidente da Academia de Letras da Bahia, Aramis Ribeiro Costa, revela que a instituição vai antecipar a programação do governo do Estado, e promoverá em agosto, ainda sem data definida, a primeira edição do Curso Jorge Amado — Colóquio de Literatura Brasileira. O evento terá participação de professores e estudantes universitários, e será aberto à comunidade, numa parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado.

E há o que se comemorar. O evento vai registrar os 10 anos da morte de Jorge Amado (6 de agosto de 2001), os 80 anos do livro O País do Carnaval e 25 anos da Fundação Casa de Jorge Amado.

"Jorge Amado tem uma importância absoluta para a cultura, foi nosso escritor de renome internacional, cuja obra conquistou a alma do povo brasileiro. A Bahia foi projetada internacionalmente por causa da obra dele", afirma Costa.

Antes da ALB, porém, a Academia de Letras Jurídicas da Bahia promove, no dia 3 de junho, às 19 horas, a sessão temática Aspectos Penais na Obra de Jorge Amado, com participação dos acadêmicos Sérgio Habib e Edson 0'Dwyer.

"Será uma síntese do livro Aspectos Penais na Obra de Jorge Amador que lançarei no Centenário no próximo ano", esclarece Habib, que também é professor de Direito Penal da Universidade Federal da Bahia.

O advogado analisou 37 livros do escritor e vai esclarecer, por meio dos personagens, como Amado fazia exames sociológicos com uma análise criminal. "O bandido amadiano não é totalmente mau. Ele tinha uma visão marxista, que considerava que o crime decorria da divisão de classes, por questões econômicas".

Re capitulando: nasceu no dia iode agosto de 1912, efaleceu no 6 de agosto de 2001. Para não esquecer. Seria um crime.

ASPECTOS PENAIS NA OBRA DE JORGE AMADO, COM SÉRGIO HABIB E EDSON 0'DWYER / ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DA BAHIA (ALAMEDA CAPIMIRIM, , GRAÇA) / 3 DE JUNHO/ 19H

Nenhum comentário: