Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Comunicação.ba Quilombolas criam Conselho Estadual da Bahia

Maior abrangência dos projetos quilombolas no País, regularização fundiária de terras e o fortalecimento de suas associações estão entre as principais demandas apresentadas pelas comunidades remanescentes de quilombos durante o I Encontro Interestadual para Avaliação dos Projetos Quilombolas desenvolvidos nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco.
O evento, realizado no fim de semana, no Hotel Vilamar, em Amaralina, foi marcado pela cerimônia de implantação do Conselho Estadual de Quilombolas da Bahia e reuniu cerca de 120 participantes dos três estados, entre lideranças quilombolas, técnicos e representantes das coordenações de projetos quilombolas e de órgãos e secretarias estaduais.
Para o coordenador-geral do Conselho Estadual das Comunidades Quilombolas da Bahia, Valmir Santos, o encontro foi fundamental pelo fato de ter aberto a oportunidade para a formação do Conselho Estadual de Quilombolas da Bahia, porque foi feita uma avaliação do Projeto Quilombolas, levando a uma abertura também para a formação dos conselhos quilombolas regionais”.
Segundo o coordenador, natural de Tijuaçu - comunidade do município de Senhor do Bonfim -, 50% das regiões da Bahia têm seus conselhos regionais formados. “Estamos, com este e com outros encontros, conquistando o fortalecimento institucional das associações quilombolas, cursos de capacitação de lideranças e contratação de assistentes técnicos quilombolas, além de convênios com instituições para dar apoio, acompanhar e fiscalizar o projeto”. Ele informou também que o projeto na Bahia dará início à implantação dos centros culturais de multiuso.
O diretor da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Vivaldo Mendonça, destacou que a formação do Conselho é “um grande passo para uma articulação mais ampla de consolidação de resultados, e propiciará um intercâmbio de informações e articulação”. Ele salientou o compromisso do governo do Estado de combater desigualdades sociais.
Participaram do evento, representantes das secretarias estaduais da Bahia, Ceará, Pernambuco, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o presidente da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial, deputado federal Luiz Alberto, lideranças de comunidades quilombolas dos municípios de Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista, além dos Territórios da Chapada Diamantina, Velho Chico e Baixo Sul.

Nenhum comentário: