Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Bahia Já Dia Mundial da África tem debate no CEC no próximo dia 25, quarta

Na próxima quarta-feira (25.05.2011) das 14 às 18 horas, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado, promove no auditório do Conselho Estadual de Cultura (CEC) debate sobre "Salvaguarda do Patrimônio Cultural Afro-brasileiro" para discutir acerca dos bens materiais e imateriais que envolvem terreiros de candomblé e outras temáticas de matriz africana.

O evento marcará o Dia Mundial da África que transcorre 25 de maio e integra o Projeto "Conversando sobre Patrimônio" criado pelo IPAC para debater, através de palestras com especialistas, os patrimônios culturais baianos, sejam os tangíveis - como edificações ou obras de arte -, ou intangíveis - como as festas e manifestações culturais.

No Dia Mundial da África os palestrantes convidados serão os professores doutores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Fábio Velame e Márcia Santa'anna. Fábio é doutor em Conservação e Restauro, com ênfase em patrimônios imateriais, manifestações culturais e suas relações com a arquitetura e a cidade, atuando principalmente nos temas territórios tradicionais e arquitetura étnica-africanas e afrobrasileiras, habitação escrava, quilombos, terreiros de candomblé e afoxés, entre outros.

Já Márcia Santa'anna é mestre em Conservação e Restauro pela Ufba, doutora em Urbanismo, ex-diretora do Departamento do Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e ex-diretora do IPAC.

O IPAC é responsável pela política pública de preservação e difusão dos bens culturais baianos, e promove mensalmente esses debates que integram o "Conversando sobre Patrimônio". As palestras são abertas ao público interessado que deve se inscrever com antecedência através dos telefones 3117-6491 e 3117-6492, ou endereço eletrônico astec.ipac@gmail.com.

Participam arquitetos, engenheiros, historiadores, sociólogos, antropólogos, educadores e museólogos, entre outros profissionais, sempre no auditório do CEC, localizado no anexo do Palácio da Aclamação (Av. 7 de Setembro, 1330, Campo Grande/Forte de São Pedro), em Salvador.

O Dia Mundial da África surgiu a partir do encontro de 32 chefes de estados africanos em 1963 na cidade de Addis Abeba (Etiópia), contra a colonização e subordinação do continente. Esta data marca a fundação da Organização de Unidade Africana (OUA), atualmente União Africana. O ato constituiu-se no maior compromisso político dos líderes africanos, que visou à aceleração do fim da colonização na África. Pela importância daquele momento, o 25 de Maio foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, como Dia da Libertação de África.

Nenhum comentário: