Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Projeto educacional contextualiza Bonfim no semiárido e vai ao desfile



Há pouco tempo, Senhor do Bonfim foi contemplado com o selo Município Aprovado, concedido pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em reconhecimento aos esforços empregados pelo Governo Municipal, por meio de suas secretarias, na promoção de políticas públicas direcionadas à melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes do semiárido bonfinense.
Para fazer jus ao mérito e continuar elevando as potencialidades da região, a Secretaria de Educação e Cultura (Semec) elaborou o projeto Semiárido Bonfinense: Um Contexto de Possibilidades objetivando proporcionar à comunidade escolar práticas pedagógicas que colocassem a temática em foco, fazendo com que questões referentes à totalidade da vida social, política, histórica e econômica fosse mais bem compreendida e, posteriormente, compartilhada com a população do município.
O projeto – O projeto mobilizou professores, estudantes, coordenadores pedagógicos e técnicos da Semec e da Secretaria de Esportes que realizaram durante semanas a fio, atividades em todas as escolas municipais (da sede e distritos).
Foram trabalhados com dinâmicas e didáticas próprias os eixos temáticos: Álbum da cultura e da identidade Negra, Indígena e Esporte e Cidadania e Educação para Convivência com o Semiárido, subdividido nos sub-temas: saúde, educação, meio ambiente e cidadania e assistência social.
Os eixos foram elaborados em quatro etapas integradas: pesquisa, desenvolvimento das pesquisas, mobilização comunitária, avaliação do processo educativo e resultados. Este processo propiciou aos alunos a ampliação de seus conhecimentos sobre a realidade da cultura, do ambiente e da econômica política do município.
Todas as atividades foram exploradas dentro e fora de sala de aula, gerando outras aprendizagens e oportunizando a qualidade dos conteúdos das disciplinas estudadas.
Culminância – Depois de meses de dedicação intensa, o momento mais esperado pela comunidade escolar é a efetivação da quarta e última etapa do projeto, na qual os resultados dos trabalhos serão apresentados em grande estilo para a população bonfinense com a realização do Desfile Histórico Cultural que acontecerá no dia 28 de maio, às 8h, na Praça Juracy Magalhães, em comemoração aos 126 anos de emancipação política de Senhor do Bonfim.

Nenhum comentário: