Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Diário Oficial: Morre Abdias do Nascimento

ADEUS
Fundador do Teatro Experimental do Negro, em 1944, organizador da Convenção Nacional do Negro, em 1945/46, e do 1o Congresso do Negro Brasileiro, em 1950, faleceu ontem, no Rio de Janeiro, aos 97 anos, o mestre Abdias do Nascimento.
Sua vida foi dedicada à luta contra o racismo, tendo se engajado na Frente Negra Brasileira ainda na década de 30, a partir da qual lutou contra a segregação racial em estabelecimentos comerciais.
Em 1978, participou ativamente do processo de criação do Movimento Negro Unificado. No período da ditadura militar, viu-se obrigado a exilar-se por dez anos (1968-1978) nos Estados Unidos.
A partir de 1983, ingressou na carreira pública como o primeiro deputado federal afro-brasileiro a dedicar seu mandato à luta contra o racismo. Entre 1991 e 1999, foi senador da República.
Dentre os diversos títulos que recebeu incluem-se os de Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado da Bahia (foto), Professor Benemérito da Universidade do Estado de Nova York e o título de Cidadão Baiano.
"Vai o homem, ficam a história e os ensinamentos de alguém que, mesmo no último momento, insiste em deixar sua marca: falece no Ano Internacional dos Afrodescendentes e na véspera do Dia da África", disse Elias Sampaio, secretário estadual de Promoção da Igualdade Racial.
..."por tua força devolvido monta-me no axé das palavras prenhas do teu fundamento dinâmico e cavalgarei o infinito sobrenatural do orum..."
Padê de Exu Libertador Poesia de Abdias do Nascimento Franca (SP) 1914 – Rio de Janeiro (RJ) 2011

Nenhum comentário: