Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Exposição de artista plástico grapiúna retrata quilombolas

 
Postado por Ed Paixão / 11:34 / Comments: (0)

O lançamento da exposição Afrofilisminogravura nesta última sexta-feira (29/10), no Centro de Cultura Adonias Filho, Itabuna-BA, chamou atenção para a valorização da beleza da arte e cultura regionais. 20 abras inéditas do artista plástico grapiúna Ayam U’Brais, inspiradas na observação da comunidade quilombola do Porto de Trás, em Itacaré, poderão ser apreciadas no evento que é aberto ao público e gratuito. A exposição fica até o dia 3 de novembro em Itabuna.

A filisminogravura, cuja técnica de desenho foi inventada pelo próprio U’Brais, já é reconhecida em vários lugares do Brasil e do mundo e na qual, curiosamente, ele usa apenas caneta esferográfica, betume e papel cartão. Desta vez, o artista vai revelar seu olhar sobre um dos maiores quilombos urbanos do estado. Por isso, o projeto leva o prefixo “Afro” junto ao nome de sua técnica. Segundo o artista, a curiosa denominação deriva da junção de “Filismina”, nome da sua avó, que o estimulava a desenhar, e “gravura”, pela natureza da sua obra. A exposição Afrofilisminogravura, também será apreciada em Itacaré e Ilhéus.

A exposição faz parte do projeto Afrofilisminogravura que consiste em etapas distintas, realizadas pelo artista. Primeiro, U’Brais passou uma semana na comunidade quilombola do Porto de Trás, no início de outubro, quando fotografou pessoas e cenas do cotidiano. Na ocasião, ele também ministrou aulas sobre a sua técnica de desenho, a filisminogravura, para mais de 20 jovens no Centro Cultural Tribo do Porto, local onde se reúnem os remanescentes quilombolas para realizar atividades artísticas e culturais. A presença de U‘Brais no Porto de Trás o aproximou das pessoas que ali vivem e permitiu que ele conhecesse de perto a realidade dos habitantes. Depois, ele reconstituiu as fotografias por meio da técnica da filisminogravura, imprimindo seu olhar sob um viés crítico e artístico.

Ayam U’Brais chamou atenção pelo ineditismo de suas obras nas edições de 2009 e 2010 do Circuito Internacional de Arte Brasileira, para as quais foi o único baiano selecionado. Além disso, seus trabalhos já foram expostos em países como Alemanha, Áustria, Eslováquia, Chile e no Brasil, a exemplo de Salvador, Maringá, Minas Gerais, Itabuna, Ilhéus e Ipiaú.

Estudantes, professores, artistas, agentes e gestores culturais e todos aqueles que admiram arte e procuram por novidades, estão convidados a apreciar a exposição. O projeto AFROFILISMINOGRAVURA é uma realização da Nuproart e da Panorâmica Produções e foi selecionado pelo Calendário de Apoio a Projetos Culturais 2010, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB e financiado pela Secretaria de Cultura da Bahia. Confira datas e locais da exposição: 

Centro de Cultura Adonias Filho – Itabuna-Ba - 29/10 (ás 19:30h lançamento aberto ao público) a 03/11/2010.
Centro de Arte e Cultura da UESC – Ilhéus-BA - 08 a 11/11/2010.
Centro de Cultura de Tribo do Porto – Itacaré-Ba - 12 a 15/11/2010.
Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus – Ilhéus-Ba – 18 a 21/11/2010.
Saiba mais sobre o projeto Afrofilisminogravura, acessando: www.afrofilisminogravra.wordpress.com

 
Ofantasticomundodoed
blogspot.com

Nenhum comentário: