O Programa de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais, voltado para organizações sem fins lucrativos, regulamentou desde 2009 o apoio a entidades culturais privadas – teatros, museus e centros culturais –, com critérios específicos de avaliação e execução dos planos de atividades. Das 14 instituições apoiadas em 2009 pelo governo estadual, 13 tiveram os convênios renovados em novos moldes.
Também foi feita convocatória para que outras 12 instituições pudessem ser beneficiadas pelo programa, mas nenhuma foi selecionada. O Estado está apoiando cinco teatros, três museus, quatro instituições de preservação da memória e um centro múltiplo de cultura.
Interior – Uma ação desenvolvida em 2010 foi o Calendário de Apoio a Projetos Culturais, mecanismo de incentivo de até R$ 10 mil, que concede recursos diretos ou via serviços. O Calendário prioriza as propostas realizadas no interior ou em áreas de maior risco social, além de projetos relacionados à capacitação e formação na área cultural ou dirigidos ao público infanto-juvenil.
No ano passado, foram selecionados 55 projetos de 19 municípios, contemplando 12 territórios de identidade do Estado. Nos últimos quatro anos, somente os editais com recursos do Fundo de Cultura, lançados através da Fundação Cultural, beneficiaram 254 municípios baianos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário