Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

João Ubaldo Ribeiro completa 70 anos


No próximo dia 23, o escritor João Ubaldo Ribeiro, ex-editor chefe da Tribuna da Bahia, estará completando 70 anos de idade. A comemoração está sendo preparada pela Biblioteca Juracy Magalhães Jr de Itaparica. A festa será realizada no domingo, a partir das 19 horas, com participação do povo itaparicano, orgulhoso do seu ilustre conterrâneo, bem como dos parentes e amigos do escritor, vindos de toda parte.
A programação especial inclui:  Exibição de DVD feito em sua homenagem, espetáculo de dança  Beneditas, encenação da peça O Rei da Noite e apresentações musicais do Grupo Caboco Capiroba, e do cantor, músico e compositor Waltinho Queiroz. A comemoração do aniversário de João Ubaldo faz parte do Projeto Café com Leitura, que há cinco anos movimenta culturalmente Itaparica durante o mês de janeiro.
O Escritor - João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu na Rua do Canal, de Itaparica, um boulevard que fica perto do cais de atracação dos navios que levavam veranistas para a ilha no século XX. Já correu mundo, mas não se desvincula da sua terra natal, sendo o responsável pela projeção da cidade no cenário nacional e internacional. Em suas obras, particularmente nas crônicas, desfilam os amigos e curiosas figuras itaparicanas, que fazem parte da sua história de vida. Jornalista, escritor e roteirista, foi Diretor de Redação da Tribuna, e é ganhador do Prêmio Camões, o maior da língua portuguesa.
 Seus romances “Sargento Getúlio”, “O Sorriso do Lagarto” e, principalmente, “Viva o Povo Brasileiro” estão entre os maiores sucessos literários brasileiros no país e no exterior. Alguns dos seus livros viraram tema de samba enredo em escolas carnavalescas do Rio de Janeiro, além de servirem de roteiro para novela de televisão e filmes de longra-metragem. Já “A casa dos Budas Ditosos”, foi proibido em algumas redes de livrarias brasileiras.
O Projeto - O Café com Leitura é uma realização da Fundação Pedro Calmon/SecultBa, através da Biblioteca Juracy Magalhães Jr., que visa despertar o hábito da leitura ao tempo em que promove oportunidade de agradável convivência entre moradores e veranistas, aproveitando o amplo espaço externo da biblioteca. Ali, amigos, escritores, poetas e artistas de todos os segmentos da comunidade se encontram para saborear sequilhos, tortas, salgados, doces acompanhado de chá, chocolate e um delicioso café expresso, estimulante das atividades intelectuais, ao som de uma boa música das noites itaparicanas.
“Trabalhamos para ter o maior número de pessoas visitando os espaços da biblioteca, durante os meses de janeiro e fevereiro, período em que a Ilha recebe um número expressivo de visitantes. Aproveitamos para oferecer tanto para os nativos, como para os turistas e os visitantes em geral, uma programação cultural de qualidade,” destaca Dalva Tavares diretora da biblioteca.
Ela ainda ressalta que o objetivo do evento é criar o hábito nas pessoas de visitarem a biblioteca no período de férias. “O público pode aproveitar para ler jornais, revistas, livros, além de tomar um café com os amigos e conhecer os trabalhos dos artistas locais, através das exposições, recitais, lançamentos, exibições de filmes e apresentações musicais”.
Vasta programação
Assim, tanto antes como depois do aniversário de Ubaldo, haverá sempre bons motivos para estar na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. em Itaparica: Feira de artesanato (que começou nos dias 06, 07, 08, 15 e prossegue até 22, 23 e 29);Exposição de artes visuais, Um Olhar Pictórico, composta por óleo sobre tela, esculturas em pedra sabão, madeira e papel (cuja abertura aconteceu no dia 15 às 19h e a visitação começa hoje e prossegue até 15/02, das 8h às 17h); Exposição fotográfica,Caboclos de Itaparica (Abertura, dia 06, às 17h.Visitação teve início no dia  07 e vai até o dia 31, das 8h às 17h); Cine vídeo, A exaltação festiva da mestiçagem: Caboclos de Itaparica – Bahia, direção: Gabriel Teixeira, Gal Meirelles e Milton Moura (dias 06 e 08, às 20h); Lançamento do livro A palavra como ferramenta de gestão, de Matilde Eugenia Schnitman (dia 15, às 19h); Musical com a cantora Guida Moira e Maestro Ulisses Castro ao violão (dia 15, às 19h30); Concerto de flauta doce, com Maria da Conceição Perrone e Selma Alban, violão, com Cristina Tourinho, e teclado, com Marineide Marinho Maciel Costa (dia 15, às 20h30). 

Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: