Enfoquecultural blogspot.com | Superintendências |
Destacamos a importância das Superintendências (SUDECULT e SUPROCULT) no papel de unidades coordenadoras e descentralizadoras das ações públicas promovidas pela SecultBA nos últimos quatro anos (2007/2010). Estas divisões, foram determinantes para a abrangência do trabalho desenvolvido pelo órgão estadual da Cultura em todo o interior baiano. O reflexo disso foi o aumento substancial na participação dos municípios em Conferências Estaduais, o aumento da criação de Secretarias Municipais de Cultura, as mobilizações locais para a criação dos Conselhos, Fundos e elaboração dos Planos Municipais de Cultura, maior participação dos proponentes do interior baiano em mecanismos públicos de fomento à Cultura e consequentimente, a promoção dos setores artísticos e difusão da produção cultural em todo o estado. Ressaltamos a publicação de edital para contratação por tempo determinado dos representantes territoriais, atores fundamentais no diálogo entre sociedade e governo, função que sugerimos a efetivação no quadro funcional da SecultBA, pelo governo Wagner.
Conduzida por Ângela Maria Menezes de Andrade, a SudeCult, vinculada a SecultBA, coordenou conferências, encontros, buscou parcerias para formação e qualificação de gestores culturais no estado e estimulou o surgimento de uma verdadeira rede cultural, que encontrou legitimidade na sociedade civil e se consolidou com a criação do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, recentemente institucionalizado.
Também vinculada a SecultBA, está a SuproCult, de promoção cultural, conduzida no início da gestão Márcio Meirelles pelo professor Paulo Henrique de Almeida. Mas tarde, formado em produção cultural pela UFBa, especialista em Educação Estética Semiótica e Cultura, gestor cultural desde 1997, tendo atuado nas áreas de música, artes cênicas, artes visuais e cinema, também especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado da Bahia, ex-chefe de gabinete da Secretaria de Cultura de 2007 a 2008, Carlos Beyrodt Paiva Neto, assume a SuproCult com destaque para a organização do Sistema de Informações Culturais do Estado da Bahia em parceria com outras unidades, além de viabilizar importantes parcerias objetivando aumentar o poder de financiamento dos mecanismos públicos de apoio à Cultura no estado e promover melhorias no Fundo de Cultura da Bahia.
Após nomeado, o novo secretário de Cultura da Bahia, Professor Albino Rubim, deverá ter nestas Superintendências, grandes aliadas para o sucesso da sua gestão, por reconhecer as mudanças positivas que foram promovidas na Cultura Estadual durante a gestão do amigo Márcio Meirelles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário