Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Convênio reinicia as obras do Museu da Cultura Afro-Brrasileira


Na próxima segunda feira, dia 22 de novembro, às 16 horas, o MINC – Ministério da Cultura e a AMAFRO- Amigos da Cultura Afro Brasileira, assinam um Convênio de Cooperação no valor de 10 milhões de reais, para a restauração do prédio do antigo tesouro do Estado, e instalação do MUNCAB – Museu Nacional da Cultura Afro- Brasileira, na Rua da Ajuda, no  Centro Histórico de Salvador.

Às 16 horas, o presidente da AMAFRO, o poeta José Carlos Capinan e o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, concederão uma entrevista coletiva para falar sobre a importância do Museu para a cultura brasileira, além de Juca fazer um balanço do seu trabalho à frente do MINC.

Após a entrevista, a soprano Virgínia Rodrigues abrirá a programação, cantando o hino nacional. Para a comemoração, está prevista a vinda à Bahia de convidados ilustres, como o ator Lázaro Ramos, o Mestre Abdias do Nascimento, Dona Ivone Lara, atores, cantores e intelectuais brasileiros, além de autoridades africanas no nosso país.

Carlinhos Brown, Tiganá Santana, Lazzo, Jorge Portugal, Dody Só, Roberto Mendes, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Olodum, grupos de samba de roda e de capoeira, farão parte da programação cultural, que também contará com o lançamento de uma revista da Fundação Palmares.

O projeto do Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira, batizado de “museu em processo”, pelo seu idealizador, o poeta José Carlos Capinan, tem a previsão de estar concluído em 2012. O MUCAB será instalado em 2 prédios, o Tesouro 1, antigo prédio do tesouro do Estado, de 1920, e o Tesouro 2, que abrigará importante biblioteca  referência para a cultura afro brasileira.

As obras realizadas com a assinatura deste convênio deverão estar concluídas em 9 meses. Já no início do próximo ano, o Museu deverá abrir as portas ao público, com a exposição permanente e uma exposição temporária. Em breve, também serão implantados os núcleos de educação, museologia, museografia, e gestão. Toda a obra (tesouro 1 e tesouro 2), está orçada em 21 milhões de reais.



Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: