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quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Apesar das dificuldades, curso de música é exemplo


Nas escolas estaduais, o tempo das aulas de educação artística é de 100 minutos, segundo informou a coordenadora de projeto inter setoriais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Maria Ivanildes Nobre.

"Estamos retomando para que se pense a arte como forma de conhecimento".

Segundo a coordenadora, nas escolas particulares, o ensino de artes recebe maior estimulo, "mas nas primeiras séries.

Nas séries mais avançadas prevalece o ensino para passar no vestibular", opinou.

Ainda segundo Nide, ainda há uma pensamento nas escolas que coloca o assunto em situação de inferioridade em relação ao saber científico, mas já existem exemplos de escolas que tratam o ensino da arte com seriedade. A exemplo da Escola Estadual Manoel Novaes, no Canela, que há 18 anos mantém o curso profissionalizante de instrumentos musicais, de acordo com a diretora da escola, Victória Eugênia.

Dificuldades

A professora de flauta e elementos da música, Márcia Barcelar, diz que os alunos já chegam procurando pelo curso na escola e muitos querem ingressar na Orquestras Neojibá.

Segundo a professora, como curso o aluno pode optara pela formação erudita ou popular.

Para Márcia, quando o aprendizado da música não mexe apenas com a área psíquica e emocional do indivíduo.

Atua também na área motora. "Aí você consegue realmente uma mudança total do aluno", afirma.

Mas para dar seguimento ao trabalho "a escola precisa de reformas nos equipamentos e novos instrumentos", salienta Márcia. Ainda existem instrumentos da época em que foi construída, conta a professora. É preciso mais investimento.

ALTERE O CENÁRIO DA SALA DE AULA

Dicas válidas para crianças de até cinco anos.

Clara Trigo sugere amarrar um elástico entre uma cadeira e outra e pedir aos alunos para passar por elas sem tocar

MÚSICA NA CAIXA

Colocar semente numa caixinha de fósforo estimula a produção de sons. Tente com latinhas de refrigerante, também com grãos por dentro, e peça-os que juntos sacudam os objetos

ANDAR DIFERENTE

Você vai precisar de duas caixa de sapato, por aluno, e um cordão. Faça dois furinhos, passe o cordão e coloque em cada um dos pezinhos do aluno. Faça-o andar com as caixas pela sala de aula

SOM DE MÃO E BOCA

O professor tem que participar produzindo o som primeiro usando a boca, depois usando as mãos e podem ir misturando . Os alunos vão se sentir estimulados a fazer o mesmo

PARA TODAS AS IDADES: DIÁLOGO

Ouvir o que o aluno sente, o que deseja, como foi o final de semana, como serão as férias. Os planos, as tristezas, os sonhos abrem espaço para que eles se sintam à vontade

KARINA COSTA


A Tarde

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