Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Hino ao Dois de Julho na voz de Tatau é exibido na programação diária da TVE

Os telespectadores da TV Educativa tiveram, esta semana, uma novidade no ar. A programação diária da emissora, agora começa e se encerra, respectivamente, com o Hino Nacional e o Hino ao Dois de Julho, entoados pelas vozes de Tatau e mais 1.500 estudantes de escolas estaduais da Bahia. A gravação, que aconteceu em maio passado, na sala principal do Teatro Castro Alves, sob a direção de Fernando Guerreiro, integra o projeto Concerto para a Juventude Estudantil, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Brevemente, será lançado o DVD do registro musical.

Instituído, em abril deste ano, pelo Governo do Estado (Lei Estadual nº 11.901/2010), como o hino oficial do Estado da Bahia, o Hino ao Dois de Julho teve arranjo do Maestro Fred Dantas e foi acompanhado pela Orquestra Sinfônica Juvenil 2 Julho, uma das principais orquestras do Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia).

O projeto Concerto para a Juventude Estudantil, uma ação da Secretaria da Educação da Bahia, visa proporcionar aos alunos das escolas públicas “o contato com a história regional e com diversas formas de manifestação artística”, como anunciou Nide Nobre, coordenadora de projetos intersetoriais da Secretaria da Educação da Bahia.

De autoria de Ladislau Santos Titara e José dos Santos Barreto, o Hino ao Dois de Julho fala de liberdade e do sentimento do povo de lutar em defesa da sua terra, numa referência ao dia 2 de julho de 1823. Nessa data, a Bahia, finalmente, ficou livre do domínio português. Segundo a história, a luta pela independência da Bahia foi iniciada em 1821, um ano antes de ser proclamada a independência do Brasil.

Assessoria de Comunicacao


bahiaemfoco
 

Nenhum comentário: