Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Videoconferência sobre o Sistema Municipal de Cultura



A organização da cultura nos municípios baianos está em processo de reconstrução a partir da política de descentralização que prevê a participação de agentes, produtores e gestores da cultura em vários espaços que compõem o Sistema de cultura em processo de implantação nos município e territórios de identidade no estado da Bahia, assim como também está acontecendo em esfera nacional.
O Sistema de Cultura, tema da quinta videoconferência promovida pela Secult para capacitar todos os sujeitos envolvidos no processo, trouxe, nesta quinta feira (11/11) a contribuição de Claudia Leitão que compartilhou conosco suas percepções sobre este processo de gestão da cultura a partir da experiência que viveu enquanto gestora de cultura do Estado do Ceará. As reflexões que configuram um panorama sobre a cultura no Brasil hoje pontuou de forma muito clara e contextualizada:
1.       A necessidade da construção dos planos municipais de cultura;
2.       A questão dos conselhos que padecem de um certo esvaziamento, não conseguindo reproduzir aquilo que é esperado deles; é necessário, em sua opinião criar conselhos e assegurar que os mesmos tenham vida e sejam representativos da sociedade civil;
3.       As leis de financiamento da cultura precisam ser pensadas também para garantir a ampliação de vivências culturais.
Segundo Claudia a implantação do Sistema no Ceará possibilitou que a secretaria pudesse efetivamente manter um contato real e estreito com o interior do estado. O processo também possibilitou que um efeito cascata fosse instituído de forma que no interior as linguagens, discussões e políticas começassem a ser refletidas e levantassem demandas  próprias e do próprio estado. Claudia também levanta um dado importante em relação ao tamanho do alcance que sempre precisava ser analisada com cuidado, pois o recurso da pasta da cultura é ainda insuficiente para a criação de uma demanda mais exigente.O processo de implantação do plano é cuidadoso e lento, e isso assegura o amadurecimento e preparação para a implantação.
A desigualdade social vivida no Brasil em é um entrave no que limita e impede a implantação do sistema de Cultura, pois a grande concentração de renda impossibilita a dinamização da cultura uma vez que socialmente só se divulga e financia a cultura de determinadas facções sociais excluindo a cultura da maior parcela da sociedade. É essa também uma das situações que incentivam a implantação do Sistema, pois ele existe para garantir que todos tenham acesso a cultura, desde os moradores das cidades grandes até os moradores das cidades mais pequeninas. Outro aspecto levantado por Claudia, como de grande relevância no processo de descentralização cultura é a instituição dos fóruns regionais, símbolos da escuta e do diálogo com a sociedade civil.

Obras indicadas;
·         Construindo o federalismo cultural
·         Uma política de leis

Nenhum comentário: