Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Programação cultural com atividades gratuitas em todo o estado

PROMOÇÃO DA IGUALDADE Projeto reforça ações do governo baiano, iniciadas com a criação da Sepromi em 2007, de estimular sociedade, organizações públicas e prefeituras para mobilização e reflexões sobre o racismo
O estado mais negro depois da África festeja, durante este mês, o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado neste sábado, 20, promovendo uma programação intitulada Novembro Negro, que vem sendo desenvolvida na capital e no interior, com acesso gratuito.
Com a mensagem "Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade" e em sua quarta edição, o projeto reforça a disposição do Governo do Estado em dar sequência ao projeto que provoca a mobilização e o debate sobre o racismo – iniciado com a criação da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), em 2007.
Realizado em parceria com o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), o evento conjuga ações da sociedade, órgãos do governo e das prefeituras, com uma série de atividades para a reflexão sobre a ocupação dos espaços pelo homem e a mulher negra, na sociedade contemporânea, e as possibilidades de reverter quadros de discriminação e de exclusão desta população. O Novembro Negro inclui ainda, na pauta de discussão, as relações sociais discriminatórias e as conquistas da população negra baiana e brasileira.
O projeto conta com uma campanha publicitária, que chegou às ruas na semana passada, com veiculação em outdoor, jornais, revistas e ônibus. Este ano, os esforços são voltados para dar maior visibilidade ao empenho do Governo da Bahia em consolidar ideias e práticas que sustentam as ações públicas para a superação das desigualdades.
"Esta edição tem procurado fazer um balanço do que foi o trabalho dentro dessa ampla agenda de promoção da igualdade, especificamente da racial, aproveitando o caráter da data para fazermos essa reflexão, porque a Sepromi, como uma novidade nessa gestão, precisa aproveitar todas as possibilidades de encontrar um caminho para trilhar", afirma a secretária de Promoção da Igualdade Luiza Bairros.
ImagensOs amantes da fotografia podem conferir em 60 imagens, no Palácio Rio Branco, a simplicidade marcada nos olhares tímidos dos mais velhos e a alegria estampada nos rostos das crianças de comunidades de Rio das Rãs, Mangal, Barro Vermelho, Barra e Bananal. As cenas são eternizadas pelas lentes dos fotógrafos Rita Cliff, Márcio Lima e Alvaro Villela.
A advogada Célia Moreira ficou impressionada com o colorido e preto e branco das imagens da Exposição Gente de Quilombo. A visitante ressaltou a luta para garantir a manutenção do Decreto Federal 4.887/2003, que trata dos procedimentos para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras quilombolas.
Na Galeria do Conselho, no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, estão expostas 15 esculturas da Exposição Mulheres Africanas, que dão vida e forma às mulheres negras. Pelas mãos da artista plástica Surama Caggiano, as curvas, vestimentas africanas e adereços foram trabalhados em material reciclado.
Do Senegal, Nigéria, Libéria, Cabo Verde, Burkina Faso, Togo, Costa do Marfim o feminino é retratado pela artista que, pela primeira vez, expõe na capital baiana. A mostra permanece em Salvador até 6 de dezembro.
Praças, bibliotecas, parques, escolas, salas de cinema e de teatro e terreiros de candomblé também são invadidos pela cultura negra e suas diferentes abordagens. Na Biblioteca Pública dos Barris, a exibição de filmes garante um novo olhar sobre a cultura negra.
"A temática é importante para dar visibilidade aos heróis negros e estimular os estudantes a se tornarem protagonistas. A autoestima é extremamente relevante para o aprendizado e formação. Na Bahia, todas essas produções podem ser aproveitadas o ano todo", afirma a professora de etnomídia, Lindiwe Aguiar.
Zumbi dos PalmaresA comemoração do 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo.
O dia homenageia Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada, no ano de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas. Desde 1995, Zumbi faz parte do panteão de Heróis da Pátria.
O dia se consolidou como um momento propício a reflexões sobre a situação do homem negro e da mulher negra no Brasil, à medida que as celebrações foram ganhando maiores proporções e angariando mais apoio. Hoje, em todas as regiões do País, são realizadas atividades relacionadas à temática e algumas capitais como Rio de Janeiro e São Paulo instituíram feriado municipal na data.
Além de ser parte do calendário de atividades do Movimento Negro, o 20 de Novembro foi incorporado por algumas instituições oficiais como a Fundação Cultural Palmares (FCP), vinculada ao Ministério da Cultura, e à Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), ligada à Presidência da República.
 
‘Uma questão de Equidade!’

Para marcar a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) promove, até o dia 20, a ‘Semana da Consciência Negra na Saúde: Uma questão de Equidade!’.
A programação foi aberta ontem com a participação do secretário da Saúde, Jorge Solla, e do fundador da ONG Aganju, Samuel Vida. Ambos falaram da importância de se levar para o âmbito da saúde as questões de desigualdade.
"Discussões sobre questões raciais permitem que possamos avançar no enfrentamento das diferenças", disse Jorge Solla.
Debate institucional - De acordo com a coordenadora de Promoção da Equidade em Saúde, Nívea Chagas, o evento tem o objetivo de estimular o debate sobre o racismo institucional e também comemorar o dia da Consciência Negra. "Este é um momento significativo que amplia a discussão dentro da Sesab", disse Nívea, durante a abertura do evento.
Compuseram também a mesa de abertura da Semana o diretor da Atenção Básica da Sesab, Ricardo Heinzelmann, e a representante do Comitê Técnico da Saúde da População Negra, Climene Camargo. Eles reiteraram a necessidade de se promover ações para diminuir o racismo e as diferenças.
"Temos que trazer esse tema para as discussões e também garantir o acesso à saúde dessas segmento da população", comentou Ricardo Heinzelmann.
A programação se estenderá durante a semana com a exibição, amanhã, às 13h, do filme Vista Minha Pele e com uma programação musical na sexta-feira, das 13 às 14h.

Nenhum comentário: