Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Show de Mariene de Castro encerra o 3º Festival Anual da Canção Estudantil

Encerramento do 3º Festival Anual da Canção Estudantil

Três canções saíram vitoriosas na noite desta sexta-feira (12), no encerramento do 3º Festival Anual da Canção Estudantil (Face), realizado na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. Quinze finalistas se apresentaram com músicas de autoria própria ou realizadas em parceria com outros estudantes. A noite foi fechada com show da cantora Mariene de Castro.

Entre os premiados, não foram definidos o primeiro, segundo e terceiro lugares. As três primeiras composições classificadas tiveram igual premiação e peso e ganharam a competição. As vencedoras foram Realidade, composta e interpretada por Edmilson Batista Campos, do Colégio Estadual Luiz Cabral, município de Canudos; Tô indo embora, autoria e interpretação de Cidiclei Nascimento Lima, do Colégio Estadual de Praia Grande, Salvador; e Mãe Preta, composta por Leandro Muniz Lima, do Colégio Estadual Governador Paulo Souto, de Canavieiras, que também venceu como melhor intérprete masculino.

Flaviana dos Santos Silva, de 18 anos, do Colégio Estadual Dr. José Carvalho Batista, em Alagoinhas, foi escolhida a melhor intérprete feminina. A estudante venceu as demais vozes femininas interpretando Tatuagem, de sua autoria. “Jamais imaginei ganhar como melhor intérprete. Canto sem me preocupar muito. Foquei mais na composição. Se eu já queria dar continuidade na música, agora eu quero mais ainda”, afirmou.

Cada uma das três primeiras posições foram premiadas com um teclado profissional, dez cópias do CD e um DVD do Festival. Já os melhores intérpretes levaram para casa um violão acústico profissional, cada.

O projeto é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação. De acordo com os organizadores do festival, o evento mobilizou mais de um milhão de estudantes.

Para garantir a participação na terceira e última fase da competição, os inscritos venceram os festivais escolares e regionais, as duas etapas que antecederam a fase final.

Conforme a diretora artística do Face, Débora Landim, “a preparação foi desenvolvida de uma forma para que eles não assimilassem o evento como uma competição. Queríamos que eles compreendessem que a presença deles aqui na Concha é fruto da realização deles em suas escolas, nos seus municípios”.

O cantor e compositor Luiz Caldas foi um dos jurados, ao lado de outros nomes conhecidos do cenário musical baiano, como Tonho Matéria. Visivelmente ansioso, Caldas elogiou a criatividade dos jovens, que se mantém alheia às regras do mercado fonográfico. “Sabemos que festivais sempre foram uma base muito grande para a cultura musical do país. Conhecemos letristas maravilhosos como Caetano (Veloso), Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Jobim e tantos outros. Tivemos Elis Regina como intérprete. Nesse 3º Face tem uma garotada de todo o estado fazendo canções sem os vícios do mercado. Isso é muito bom”, afirmou.

Noite de Revelação
O governador Jaques Wagner foi representando pela primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça. Ela também foi mestre de cerimônia da noite e disse que o Face cresceu e se firmou como um importante evento no calendário estudantil baiano.

“Essa é uma ideia do governador em manter viva a concepção dos antigos festivais. Quando vemos jovens da nossa Bahia, tão maravilhosos, passando o ano inteiro se preparando, nos emociona e nos dá a certeza de manter o festival por mais quatro anos”, disse.

Como era de se esperar, o encerramento do Festival foi com boa música e com participações especiais. O cantor baiano Tom Black, vice-campeão em um programa nacional de TV, colocou o público da Concha para cantar ao som de músicas pop.

Um dos nomes mais conceituados da nova geração de sambistas brasileiros, a cantora Mariene de Castro fez o show de encerramento e deixou um gosto de quero mais na plateia. “Que alegria estar aqui nesta noite de revelações. Viva a cultura popular”, disse Mariene.

Desde 2008 que o evento estimula as atividades artístico-musicais, movimenta a comunidade escolar da rede pública estadual e revela talentos.

“Esse é um projeto de relevância para a rede da Educação. Faz parte de um conjunto de projetos que constituem uma visão de levar arte, cultura, música para as escolas. Temos a felicidade de dizer que esse projeto alcança um milhão de jovens da rede estadual. O Face é um projeto de sucesso que envolve todas as escolas estaduais e culmina, hoje, com essa grande festa”, disse o secretário de Educação da Bahia, Osvaldo Barreto.
Agecom

Nenhum comentário: