Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Memória em 5 Minutos lança coletânea de vídeos premiados


O Festival Nacional 5 Minutos, promovido pela Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura (Secult), consolidou-se como um dos mais importantes eventos de difusão audiovisual do país, atraindo realizadores de todo o Brasil e incentivando a formação de diversas gerações de cineastas e videomakers.

Com 13 edições realizadas e centenas de vídeos exibidos, além de shows, palestras, performances, oficinas e muitas outras atividades, o '5 Minutos', em 2010, celebra a própria história.

Voltando o olhar à trajetória construída, a Dimas apresenta, neste ano em que se comemora o centenário do cinema baiano, o projeto Memória em 5 Minutos, que realiza o lançamento de uma coletânea de 84 vídeos premiados entre 1994 a 2009, além de mostras em Salvador, nos centros de cultura da Funceb no interior do estado e na TVE/BA. A coletânea está compilada em caixa de quatro DVDs, disponível ao acesso do público.

“A Bahia tem vocação histórica para o audiovisual e esta secretaria tem somado esforços para alavancar ainda mais a produção e difusão do setor no nosso estado. Além disso, temos investido muito na questão da memória, por isso a restauração do Leão de 7 Cabeças, de Glauber Rocha, que estréia no dia 29 deste mês no Festival de Brasília, e agora o lançamento desse boxe comemorativo do Festival 5 Minutos”, afirmou o secretário de Cultura, Márcio Meirelles.

“Com o projeto Memória em 5 Minutos, conseguimos constituir um precioso acervo, que está pronto para circulação e exibição. Temos em mãos uma parcela significativa da história da produção em vídeo da Bahia. Essa é, portanto, uma ação de memória e difusão que vai promover o 5 Minutos por todos os territórios de identidade da Bahia e fora do estado e dar visibilidade aos artistas e criadores das obras premiadas no festival”, disse a diretora da Funceb, Gisele Nussbaumer.

Pensar o futuro
A diretora de Audiovisual da Funceb, Sofia Federico, declarou que a realização do festival é também uma oportunidade de pensar o seu futuro, ao revisitar o passado. “O 5 Minutos é o segundo festival audiovisual mais antigo do estado, atrás apenas da Jornada Internacional de Cinema da Bahia, que tem 38 edições. Trata-se do único evento de difusão audiovisual realizado e produzido pelo governo estadual. Precisa estar sempre alinhado com a demanda do seu tempo, do público e do segmento audiovisual baiano. Estamos repensando o seu formato, foco e modelo de gestão. Por isso fizemos uma pausa em 2010 para retornar com força em 2011, na 14ª edição do evento”.

Desde 2007, a Secult vem apoiando a realização de mostras e festivais na Bahia. Somente no período 2009/2010, a secretaria concedeu apoio à estruturação de mais de dez novos eventos de difusão audiovisual no estado. “Isso é um feito inédito e histórico. Mais do que nunca, precisamos repensar o Festival 5 Minutos dentro desta nova e bela realidade que vive hoje a Bahia. Temos um papel estratégico a cumprir no campo da difusão audiovisual”, observou Sofia.

Nenhum comentário: