Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Missão do Governo Espanhol visita Centro Antigo de Salvador



Representantes da Junta de Andaluzia vistoriaram imóveis destinados à construção de residência estudantil em Salvador. Comitiva também visitou Cachoeira que, junto com a capital baiana, irá compor um guia de arquitetura.


Integrantes do Conselho de Obras Públicas e Transportes da Junta de Andaluzia, região espanhola, realizaram missão na Bahia onde visitaram imóveis do Centro Antigo e avaliaram o andamento dos trabalhos pactuados com o Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Os projetos executivos de três casarões destinados a instalação de residências estudantis estão prontos e a previsão é que as obras de implantação das residências sejam licitadas em fevereiro de 2011. Os imóveis ficam localizados no Largo D´Ajuda, na Rua Padre Vieira (números 27,29 e 31).

Centro Histórico de Salvador, Baía de Todos os Santos e os principais monumentos da capital baiana não foram os únicos pontos no roteiro da Junta, comunidade autônoma da Espanha, que investe na restauração de patrimônio histórico. Os espanhóis também estiveram no município de Cachoeira e visitaram importantes espaços culturais do município, a exemplo do Convento de Santo Antônio do Paraguaçu e do Conjunto do Carmo que irão compor o guia de arquitetura – Centro Antigo e Recôncavo.

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO

A expertise da Junta de Andaluzia e do Ministério das Cidades em reabilitação de áreas urbanas centrais foi determinante para que estas instituições, em conjunto com o governo estadual, assinassem o Protocolo de Cooperação que possibilitará a instalação das residências estudantis, com a finalidade de atrair públicos de diferentes estratos de renda para diversificar a habitação na região do Centro Antigo de Salvador (CAS).

O acordo celebra, ainda, a elaboração e publicação impressa e digital de um Mapa-Guia e de um Manual de Arquitetura de Salvador e do Recôncavo. Estas medidas visam estimular o intercâmbio de experiências e conhecimentos de reabilitação de Centros Históricos.

Estas ações integram o Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador. Construído com a participação de 600 representantes da comunidade e das três esferas governamentais - União, Estado e Município – o Plano apresenta diagnósticos, realizados por consultores técnicos da UNESCO, e 14 proposições para o CAS.


Renata Preza
------------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação
Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador (ERCAS) - SecultBA
Rua Gregório de Mattos, 41
Pelourinho - CEP: 40025-060 - Salvador/BA - Brasil
+55 (71) 3116-0500 /3116-0500 / Fax (71) 3116-6681
www.centroantigo.ba.gov.br
Assessoria de Comunicação - SecultBA

(71) 3103-3026 / 3027 / 3016

(71) 9983-5278 / 8151-0893

ascom@cultura.ba.gov.br

http://plugcultura.wordpress.com

http://www.flickr.com/photos/secultba/

http://twitter.com/SecultBA

http://www.cultura.ba.gov.br



====================================

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

Gabinete do Secretário

Rua Inácio Acioly, 06 - Pelourinho, 40.025-100

Salvador - Bahia -  Brasil

Nenhum comentário: