Expressões artísticas como Voa Voa Maria, da Vila Matarandiba; Samba de Roda Suerdieck, de Cachoeira; Nego Fugido, de Santo Amaro; Filarmônica Lira Ceciliana, de Aratuípe; e o Zambiapunga, de Nilo Peçanha,entre outras, são classificadas com descrição do bem cultural.
De acordo coma Secretaria de Cultura do Estado, responsável pela publicação, o catálogo apresenta o perfil de cada uma das manifestações, incluindo suas origens, características principais, territórios onde existem na atualidade, quando podem ser vistas, e outras informações.
Os mestres mais antigos, verdadeiros guardiões da sabedoria popular, são homenageados nos textos de apresentação do catálogo, onde recebem destaque.
Além de promover maior visibilidade para as manifestações populares e suas atividades, o catálogo também auxiliará na implementação de políticas públicas voltadas para o setor.O lançamento do catálogo faz parte da programação dos ‘Encontros comas Culturas Populares e Identitárias’, que acontece desde sábado e prossegue até o dia 29 de outubro no Pelourinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário