Publicado: 17/11/2010 05:32
Texto Nádia Borges
Músicos, artistas, produtores culturais estão reunidos desde a noite de ontem, 15, no Centro Cultural Rivelino Carvalho. O objetivo é construir o Plano Municipal de Cultura. Uma iniciativa da Prefeitura de Barreiras por meio do departamento de cultura em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura.
Após ser criado, o Plano será encaminhado para apreciação da Câmara de Vereadores. E, uma vez aprovado, vira lei e passa a incorporar as políticas públicas do município de Barreiras. Possui validade de dez anos e deve ser revisado após cinco anos.
A elaboração, que irá até amanhã, 17, terá por base as propostas e reivindicações da sociedade civil, através de artistas, produtores culturais, empresários e associações culturais. Barreiras foi uma das quatro cidades da Bahia autorizadas pelo Governo do Estado a criar o Plano de Cultura.
“Este plano deve estar a serviço da comunidade barreirense e se basear na liberdade de expressão, diversidade cultural, respeito aos direitos humanos e nos direitos de todos à arte e à cultura, à informação, à comunicação e à critica cultural”, salienta o diretor do departamento de cultura, Bosco Fernandes.
A abertura das oficinas contou com a presença do secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meireles.
Comentários
Dênis Baião de 2 | 17/11/2010 - 11:10
Ficamos torcendo pelo sucesso do projeto, entretanto a democratização da cultura é o ponto chave do projeto, politicas publicas que beneficie todas as esferas da diversidade cultural, e não somente um pequeno grupo. Sem duvida alguma estamos caminhando para um novo horizonte, na cultura Barreirense
Nelson Santos | 17/11/2010 - 09:26
Acho uma contradição essa matéria, tendo em vista que a Prefeitura desse pleito não está valorizando a cultura no local, proibindo até a liberação do Centro Cultural para produtores locais produzirem espetáculos. O centro Cultural é um espaço q foi feito com o dinheiro do povo para o povo.
jornalnovafronteira.com |
Nenhum comentário:
Postar um comentário