Publicado por simone.cabral em 12 de novembro de 2010
Juazeiro (BA) – Os hotéis e pousadas estarão completamente lotados durante este fim de semana em Juazeiro, na Bahia e Petrolina, em Pernambuco. O movimento se deve à realização do Festival Internacional da Sanfona, que ocorre pelo segundo ano consecutivo às margens do Rio São Francisco.
No lado baiano, o Grand Hotel de Juazeiro, principal meio de hospedagem da cidade está com 100% de ocupação. Além de receber figuras ilustres como Dominguinhos e o músico gaúcho Renato Borghetti, o estabelecimento também hospeda turistas de diversas partes do país.
O bancário aposentado, José Lourinaldo Freitas, 53 anos, saiu de Campina Grande, na Paraíba, “para curtir o som dos melhores sanfoneiros do mundo”, no Vale do São Francisco. Apaixonado pela música nordestina, Freitas aproveitou também para curtir os encantos da Ilha do Rodeadouro, no Velho Chico. O local está situado a 12 km do centro de Juazeiro.
A mesma iniciativa foi tomada pela auxiliar de enfermagem, Telma Fontes 52 anos, que saiu de Salvador para a companhar o festival na companhia de quatro amigos. Nem os 500 km de estrada desanimaram o grupo de soteropolitanos. “Vim para o evento, mas antes pesquisei na internet sobre alguns lugares que pudesse visitar por aqui e, por isso vim conhecer a ilha”, conta.
De passagem pelo Brasil, o francês, Jean Gachot, veio até o Vale do São Francisco para apreciar o festival. Ele aproveitou os quatro dias de permanência em Juazeiro e assistiu algumas aulas de sanfona ministrada por músicos locais.
O secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, ressaltou a importância do Vale do São Francisco como destino. “Essa é uma região muito diversificada, pois além da cultura e das belezas do Velho Chico, temos aqui um importante pólo de visitação para a apreciação do enoturismo. A vinícola localizada em solo baiano hoje recebe 1mil visitantes por mês e nos nossos planos está a meta de dobrar esse número”, avalia.
O músico e idealizador do II Festival Internacional da Sanfona, Targino Gondim, disse que o evento é um grande divulgador da cultura nordestina.
Setur.ba.gov |
Nenhum comentário:
Postar um comentário