Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Artistas baianos terão suas obras exibidas em capitais de outros estados do País

Composição Cubista (1956), grafite sobre papel de Tarsila do Amaral, e obras de Tomie Ohtake, Emanoel Araújo e Carybé, das décadas de 1960 a 1980, são alguns dos trabalhos que poderão ser vistos na Galeria Caixa Brasil, em Salvador.

Entre as 20 obras montadas na capital baiana destacam-se ainda trabalhos de Inimá de Paula e Newton Cavalcantie Paisagem, óleo sobre tela de Jenner Augusto.

Além do artista sergipano que viveu na Bahia, outros baianos do acervo terão obras exibidas em diferentes capitais do País: César Romero, que integra amostra de Palmas, no Tocantins; Jamison Pedra, em Teresina, e Emanoel Araújo, com obras em alguns estados.

Recorte importante O artista plástico Justino Marinho, que terá uma obra exibida em Manaus, acha que “para o artista, normalmente restrito aos circuitos regionalistas, é importante integrar uma mostra que tenha esta proposta”.

César Romero, que terá uma obra de 1988 exibida na Galeria Caixa Brasil no Tocantins, também comemora o destino escolhido para mostrar o trabalho publicado no livro Brasília, patrimônio cultural da humanidade (Spala). “Quanto mais longe mostrar seu trabalho melhor para ele e para o público”.

A ideia é esta. “Achamos que é um formato que mobiliza todo o País. Queremos que os brasileiros conheçam este acervo que é um recorte importante da arte brasileira”, argumenta Ana Valcbergas, gerente da Caixa Cultural Salvador.

Da produção baiana, a Galeria Caixa Brasil apresenta obras de diferentes estilos e períodos, que remetem tanto ao academicismo de José Pancetti (1902-1958) como ao modernismo de Carlos Bastos (1925-2004), por exemplo.

Amostra de São Paulo reúne, ao mesmo tempo, Jenner Augusto, com uma tela a óleo de sua série mais célebre,Alagados (1972) e Floriano Teixeira com Independência do Brasil (1972).

Além de Lênio Braga,um artista paranaense que teve obras censuradas pelos militares, na 2ª Bienal da Bahia, em 1968.

Nenhum comentário: