Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

"Faustus" recebe prêmio de melhor exposição do país em 2010

Faustus, exposição do artista paraibano José Rufino, que marcou a abertura do Palácio da Aclamação como sede do Programa Ocupas, venceu um dos principais prêmios destinado às artes do Brasil: o Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura. Nesta sexta edição, a mostra realizada pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), unidade da Secretaria de Cultura do Estado, desbancou duas exposições apresentadas em alguns dos mais importantes espaços expositivos do país: “Leda Catunha: 1983-2008”, na Pinacoteca do Estado, em São Paulo; e “Imitação da Água”, de Sandra Cintro, no Instituto Tomie Othake, também em São Paulo.

O prêmio de Melhor Exposição para Faustus foi anunciado na segunda-feira (25) à noite, pelo crítico Agnaldo Farias, na cerimônia de premiação realizada na Sala São Paulo. O site specific, criado por José Rufino especialmente para ocupar o Salão Nobre do Palácio da Aclamação em janeiro deste ano, foi escolhido como melhor exposição do país em 2010 por um grupo de jurados formado por Fernando Oliva, curador e professor da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP e da Faculdade Santa Marcelina; Mario Gioia, jornalista, crítico e curador (repórter de artes e arquitetura no caderno Ilustrada, da Folha de São Paulo, até o ano passado); e Gisele Kato, editora de Artes Plásticas da revista BRAVO!.

Rufino construiu sua obra com peças encontradas em antiquários da região, em uma pesquisa que combinou memória e a história do próprio lugar que sediava a mostra. Sua criação, um imenso esqueleto humano formado por peças de gesso e móveis antigos, remete tanto às escavações palenteológicas e às aulas de biologia, quanto ao próprio acervo do Palácio, formado por mobiliário e objetos decorativos, afrescos e pinturas, relacionando-se tanto com o passado mais remoto, quanto com a opulência do local, antiga casa de nobres e governadores.

“José Rufino conecta o passado com o presente como poucos, transformando história e memória em instalações com grande potência visual, recheadas de referências conceituais. É um artista peculiar, cuja formação como geólogo influencia bastante seu processo criativo”, pontua Daniel Rangel, diretor de Museus do Ipac e curador do Programa Ocupas. Síntese de sua produção recente, Faustus representa também um avanço na trajetória do artista, que completa 20 anos de carreira.

Mais sobre o Prêmio
O Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura é uma homenagem da Revista BRAVO! a artistas e realizadores nas áreas de artes plásticas, cinema, teatro, dança, literatura, música popular e erudita. Em sua sexta edição, o prêmio homenageou o sambista Noel Rosa (1910-37), tendo como mestre de cerimônia o ator baiano Lázaro Ramos. Além da mostra realizada em Salvador pela Dimus, a Bahia levou também o Prêmio de Melhor CD Popular, com Letieres Leite e Orquestra Rumpilezz, competindo com Uhuuu!, do Cidadão Instigado, e Vagarosa, de Céu.

Nenhum comentário: