Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Projeto cultural forma jovens da região sisaleira

O projeto Dê Cordas! Formação de Grupos de Música da Região do Sisal realiza atividades musicais com crianças e jovens de povoados do município de Conceição do Coité, consolidando uma ação arte-educativa que integra a comunidade. A iniciativa é feita em parceria entre a Filarmônica Coiteense Genésio Boaventura e a Oficina de Composição Agora (OCA) e resulta do edital “Cultura e Direitos Humanos”, promovido pelo Estado da Bahia, por intermédio das secretarias estaduais de Cultura (SecultBA) e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Superintendência de Direitos Humanos (Sudh), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Com a prática de música, o Dê Cordas! visa despertar a reflexão sobre a identidade cultural e de pertencimento à região sisaleira, território baiano onde se localiza, buscando condições de autossustentabilidade.

Autoestima
Destinado prioritariamente às comunidades de trabalhadores da zona rural, o projeto pretende promover o fortalecimento da autoestima e de outros valores humanos.

As aulas, iniciadas no dia 9 de outubro, terão duração de dez meses e se dividem em três módulos: aulas de música e iniciação musical, workshop de criação de bandas, filarmônicas e oficina de iniciação musical através da composição. O primeiro módulo busca formar conjuntos de flauta doce em cinco povoados de Conceição do Coité (Fazenda de Maracujá, Salgadália, Aroeira, Juazeirinho e Bandiaçu).

O segundo módulo alcança cinco cidades do Território de Identidade do Sisal e é voltado para a classe artística, produtores, políticos e agitadores culturais de Araci, Barrocas, Ichú, Retirolândia e Valente. Por fim, o terceiro módulo engloba oficinas para funcionários da Fábrica de Tapetes e Carpetes de Sisal, da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb), em Valente.

“Nestes meses de curso, pretendemos formar 100 crianças e adolescentes capazes de ler e entender música, bem como de executar um instrumento. Criaremos também cinco conjuntos de flauta doce, um em cada povoado alvo do primeiro módulo”, diz a coordenadora do projeto Léa Rios.

Léa informou também que serão criadas cinco comissões para a Fundação de Bandas Filarmônicas, uma em cada cidade do segundo módulo, para formação e manutenção de bandas de música. “Prevemos ainda a montagem de um espetáculo de bolso, com a turma das oficinas do terceiro módulo”. No encerramento do projeto, haverá um concerto para a comunidade coiteense com os músicos recém-formados dos povoados.

Formação de músicos
A Filarmônica Coiteense Genésio Boaventura foi formada em 1997, após uma comissão se unir com o propósito de criar uma banda em Coité, além de uma escola de música para formação de músicos. Os nomes escolhidos – Filarmônica Coiteense Genésio Boaventura e Escola de Música Maestro Zé Perigo – são uma homenagem a antigos componentes da extinta Filarmônica Carlos Gomes.

Nenhum comentário: