Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ildásio deixa saudades no meio intelectual da Bahia


A importância de tê-lo conhecido foi poder conhecer mais a Bahia, a história dos grandes poetas e filosofia de vida. Era uma pessoa polêmica que não tinha medo de nada e me passou a importância de ser um guerreiro todo dia”.

Inéditas Em seu próximo trabalho, ele adianta que tem músicas inéditas da parceria. “A gente sente tristeza, mas fica o legado, os colegas, e ele permanecerá como uma das personalidades mais importantes”.

O poeta Ruy Espinheira Filho salienta que a morte de Tavares representa um empobrecimento para a Bahia. Tendo escrito ensaios, romances, contos “e até uma ópera”(Lídiade Oxum), Espinheira afirma que, pelo fato de tratar-se de uma obra multiforme, é difícil fazer uma classificação.

“Acho que ele foi muito importante como intelectual, mas não só na cultura, também na sociologia e antropologia. Ele conhecia o candomblé muito bem e era muito preparado”, diz o autor de Sob o céu de Samarcanda.


Filho de Omolu,Ogã de Oxum e Obá de Xangô no Ilê Axé Opô Afonjá, para a Akòwé Detinha de Xangô, trata-sede uma perda irreparável. “Ele era uma pessoa muito forte no axé e uma autoridade aqui. Não deixou nenhuma falta como pessoa seguidora da religião”, revela.

Desde que a notícia chegou ao terreiro, as providências rituais também foram tomadas.

Axé A escritora Aninha Franco lamenta a morte do poeta, como uma personalidade fundamental e necessária para Salvador: “Ele era um pensador que recebeu e devolveu o pensamento da cidade. Era um xamã, um homem que entendia todas as ladeiras, feitiços e subterfúgios da cidade”, acredita.

A professora do Instituto de Letras da Ufba e membro da Academia de Letras da Bahia, Evelina Hoisel, trabalhou com Ildásio na Ufba, onde ele também foi professor.Em dezembro do ano passado, no projeto Encontros Literários, da ALB, foi ela que apresentou a obra de Tavares.

E foi também a última vez que o encontrou.

“É uma grande perda porque é um grande poeta. Tinha poemas muito variados e ia por muitas vertentes, e era extremamente culto e com conhecimento muito sólido”. Na opinião dela, no livro Nove sonetos da Inconfidência há um alto momento dessa poesia. Ela acredita, inclusive, que o poeta tem obra e produção que merecia ter feito parte da Academia de Letras da Bahia.

O filho e dramaturgo Gil Vicente Tavares,em seu blog (teatronu.blogspot.com) sintezou a herança e personalidade do pai: “Como todo grande intelectual, via os defeitos e rachaduras, as falhas e fraquezas que o senso comum aplaudia e ignorava. E sofreu muito por isso. A grandeza oprime e a verdade dói. E era um grande que defendia verdades.Nem sempre as verdades, mas as suas verdades, e era muito íntegro com elas”.
  A Tarde

Nenhum comentário: