Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DIA DO JAZZ NO PELÔ – 10 E 24 De NOVEMBRO


DIA DO JAZZ NO PELÔ

Em continuidade ao sucesso do projeto Dia do Jazz no Pelô, em novembro a Praça Pedro Arcanjo recebe quatro grandes atrações de nossa música instrumental em dois shows imperdíveis nas noites de quarta. Dia 10/11, apresentam-se a banda Nóis Três e o trompetista Joatan Nascimento. E dia 24/11 é a vez dos grupos Triat’uan e Saravá Jazz Trio. Os shows começam sempre às 20h e a entrada é franca. A idealização do projeto é do Coletivo de Música da Cufa Itapuã, com coordenação de Analu Franca.

Até agora já passaram pelo palco do projeto grandes nomes de nossa música instrumental como Márcio Diniz, Dom Lula Nascimento, Luciano Calazans e banda Ufonia,  Amadeu Alves, Babilak Bah, Aderbal Duarte e Franklin Negrão, além de novos talentos como os grupos TupiFazTudo, Quarteto Contraste, Terno de Ás e os recifenses da Banda de Joseph Tourton.

10 DE NOVEMBRO – Nóis Três e Joatan Nascimento

Nóis Três
O grupo instrumental “Nóis Três” nasceu no ano de 2003. O grupo fez apresentações em diversos espaços da música instrumental em Salvador, tais como: Solar do Unhão (projeto Jam no Mam), bar e restaurante French Quartier, Quereres Café e Arte (atual Sankofa), entre outros. O grupo se afastou temporariamente em 2004, retornando com as apresentações em 2006. O grupo instrumental Nóis Três é influenciado por vários tipos de linguagens musicais. Pode-se dizer que o grupo trafega nas linguagens artísticas que compõem a música mundial, tais como: samba, rock, jazz, bossa, funk, dentre outros ritmos. O grupo é formado por Wadson Calasans, Milton Pellegrini e Daniel Ragoni.

Compositor, solista e intérprete, Wadson Calasans acompanhou o Cantor e Compositor Saul Barbosa no projeto Música no Parque (Parque da Cidade – Joventino Silva); acompanhou o Músico/Instrumentista Luizinho Assis (pianista) em seu projeto de música instrumental; participou de uma turnê com o Cantor e pesquisador musical Wilson Café – realizando apresentações nos Estados Unidos e Japão, respectivamente; realizou apresentações no projeto de música instrumental do MAM – Museu de Arte Moderna -, no qual teve contato com grandes músicos dos diversos gêneros musicais, tais como: Carlos Malta, Pascoal Meirelles, Márcio Bahia, Mou Brasil etc. Apresentou-se com o Músico/Instrumentista Luciano Calazans (baixista) em seu show solo no Festival  de Música Instrumental da Bahia, o qual ocorre habitualmente no Teatro Castro Alves; fez parte do grupo instrumental KONTRA, com o qual pôde realizar algumas apresentações nos Teatros SESC e Miguel Santana; fez parte das seguintes gravações e pré-produções de discos: Marilda Santana, o violonista Dubinha, Luciano Calazans, As Meninas, e, recentemente, Belô Veloso; Atualmente, realizou os seguintes trabalhos: Bruno Marcacini – direção e arranjos -, no teatro Sitorne; Pedro Rodrigues (direção e arranjos para a gravação do seu disco); Renata Bastos (direção musical) etc.
Milton Pellegrini é músico profissional desde os 13 anos. Estudou na escola de música da UFBA em 2000; estudou no conservatório Souza Lima, durante sua estadia em São Paulo, local no qual residiu dois anos. Apresentou-se com vários artistas da Música Popular Brasileira, tais como: Orquestra Afro Sinfônica, Jauperi, Jurema Paes, Umbillical, Tito Bahiense, Adelmo Case, Davi Mores, Saul Barbosa, Marcia Short, dentre outros. Participou de jams session instrumentais ao lado de músicos como Ivan Huol, Lula Nascimento, Luciano Calazans, Marcelo Brasil, Toinho Batera, Letieres Leite, Orlando Costa, Leonardo Reis, Gustavo di Dalva, Joatan Nascimento, Rowney Scott, Andre Becker, Bira Marques, Mou Brasil, dentre outros.
Daniel Ragoni é músico profissional desde os 12 anos. Apresentou-se em São Paulo com o grupo Zé da Esquina; trabalhou com a cantora Gil Melândia; gravou com o filho de Tim Maia, Leo Maia; apresentou-se com o cantor e compositor Márcio Melo; realizou apresentações no projeto Jam no Mam; gravou e compôs para a banda Círculo; apresentou-se em diversos festivais de rock do Brasil; atualmente realiza gravações e apresentações com a banda Via Circular. Neste ano de 2010, o grupo realizará a gravação do seu primeiro disco, previsto para ser lançado em fins de 2011.

Nóis Três

Joatan Nascimento
Doutor em Execução Musical / Trompete pela Universidade Federal da Bahia, membro da OSBA ( Orquestra Sinfônica da Bahia), e de grupos instrumentais, Trio + 1 ( SP), Orkestra Rumpilezz e Jurassik Quartet ( BA).  Nascido em 1968 em Macéio /AL, o trompetista tem se destacado pela versatilidade, fluência e musicalidade nas diversas áreas em que atua, seja como músico, arranjador e professor.Seu aprendizado musical começou em Maceió com Edson Mendonça, seu tio.
Foi integrante da banda de Música da Escola Técnica Federal de Alagoas, músico da Orquestra Filarmônica de Alagoas, ( 1985 /87 ) sob a regência do maestro mexicano Armando Quezada e em paralelo atuou em vários grupos de música popular.
Em 1987 mudou-se para Salvador /BA, graduando-se em 1992  na classe de trompete do professor Horst  Schwebel pela Escola de Música da UFBA. Durante seus cursos participou de diversos Seminários ( I Seminário de Música de Ouro Preto / MG, XXI Festival de Inverno de Campos do Jordão ( SP), Seminários Internacionais de Música da Bahia e dos Encontros Nordestinos de Metais.

Em 1989, se tornou membro da OSBA e atuou sobre a regência dos maestros Isaac Karabchevisk , Roberto Duarte, Aylton Escobar, Osvaldo Colarusso, Júlio Medaglia, Henrique Morelenbaum, Roberto Tibiriçá, Norton Morozowiez, Emest Widmer, Piero Bastianelli, Ira Levin dentre outros. Como solista, foi regido pelos maestros Carlos Veiga, Ernani Aguiar, Osvaldo Colarusso, Erick Vasconcelos, Roberto Duarte e Boyko Stoianov.
Joatan Nascimento
24 DE NOVEMBRO – Triat’uan e Saravá Jazz Trio
Triat’uan
O Grupo Instrumental Triat’uan, formado no final dos anos 80, tem em sua formação original Edu Fagundes no violão, guitarra e clarinete,  Luciano Chaves na flauta  e no Sax Soprano e Annunciação  na  percussão e bateria.
Contemplado em 2009 pelo edital (05/09) de apoio a cultura, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, o TRIAT”UAN  gravará em Novembro próximo seu CD, “Caminhos do Vento”, e para este projeto contará com a participação de Alexandre Montenegro no baixo, Márcio Diniz na bateria, Jaime Nascimento na percussão e  Yacoce Simões nos teclados e Acordeon.
O Grupo apresenta em seu repertório, clássicos da música brasileira entre a bossa nova, o samba e o chorinho, clássicos da música negra norte-americana, bem como músicas autorais dos componentes do grupo.
Para este show do Pelourinho, o grupo tocará as músicas Bêbado na Chuva, Kuai e Pensando Nelas (de Luciano Chaves), Caminhos do Vento e Vou Achar um Jeito (de Edu Fagundes), Meio do Caminho (de Ulisses Rocha), Caminho de Casa (de Nelson Ayres), Nivaldo no Choro (de Severino Araújo), Santa Morena (de Jacob do Bandolim, Batida Diferente (de Durval Ferreira e Maurício Einhorn),  Eu Vim da Bahia (de Gilberto Gil), Samba do Avião (de Tom Jobim)  e  Bebê  ( de Hermeto Pascoal ).
Triat’uan
Saravá Jazz Trio
Grupo soteropolitano de música instrumental, Idealizado e liderado por Márcio Pereira (Guitarra e direção musical), que após viver quase três anos em New Orleans, cidade onde nasceu o jazz no sul dos U.S,  volta à terra natal e se reúne com os músicos Ângelo Santiago (Contrabaixo acústico),  e Carlos Careca (Bateria), formando o Saravá Jazz Trio. Márcio Pereira obteve o título de mestre em música pela University of New Orleans e atuou intensamente no cenário musical desta cidade, bem como noutras cidades americanas. Ângelo Santiago e Carlos Careca, além de músicos atuantes, são professores nos seus instrumentos. A proposta do grupo é combinar a tradição musical do Jazz aos elementos da cultura musical baiana; trazendo um repertório de altíssima qualidade que reúne composições próprias e de gênios consagrados como Duke Ellington, Thelounius Monk e Tom Jobim, dentre outros.As interpretações “recheadas” de improvisações inspiradas e singulares.
Breve histórico de cada músico.

Márcio Pereira – Mestre em Artes Musicais pela University of New Orleans em 2009; graduado em música pela Universidade Federal da Bahia (2004). Possui experiência na área de artes, blues e improvisação em jazz.O músico Márcio Pereira, Natural de salvador, Trabalhou com o grupo AGBEOKUTA , Guida Moira , Mariella Santiago , Jorge Krunk, Felipe Mukenga (Angola), Mamou-ba (Senegal), Daniel Mã , entre outros. De dezembro de 2004 até setembro de 2005 integrou (como músico) o elenco do espetáculo teatral “A PROSTITUTA RESPEITOSA”, sob a direção de Márcio Meireles. Entre os anos de 2007 a 2010 apresentou-se em festivais e eventos da cidade de New Orleans (Sul dos E.U.A) e outras cidades americanas, tendo como as principais performances, sobretudo: French Quarter fest 2008 com a cantora Sasha Masakowski, French Quarter fest 2009 com o grupo Casasamba; Jazz fest 2008 com UNO all star jazz studies group; Jazz fest 2009 com UNO guitar ensemble; Jazz fest 2009 com o músico Rick Trolsen and Gringos do choro; Fiesta Latina festival 2009 com o grupo Casasamba.

Carlos Alberto Careca – Nascido em Salvador-Bahia, autodidata, despertou interesse pela música aos 14 anos e logo após, ingressou no curso profissionalizante de música da escola Manoel Novais, onde teve suas primeiras aulas de bateria e percussão com o professor Shafick Patriarca e, logo após, ingressou no curso de extensão da escola de música da UFBA na classe do Prof. Jorge Onça  e Jorge Sacramento. Atuou em banda de baile como: a Orquestra Paulo Primo e na banda de Black Music, Dão e Caravana Black, e com artistas e bandas do meio gospel como: Jandir Lopes, Álvaro Jr., a Banda Comunidade Salvador, e Farol do Salvador e com artistas consagrados como: Mara Maravilha, Marinês de Jesus e-x vocalista da Banda Reflexu’s, Lazzo Matumbi, Rafael Pondê (ex Natiruts), Aloísio Meneses e Márcia Short.
Ângelo Santiago – Em dezembro de 2006 graduaduou – se  na EMUS (Escola de Música da Universidade Federal da Bahia , (classe do professor Pino Onnis), com recital comemorativo no auditorio da Reitoria da UFBA.Atualmente integra a Orquestra de Câmera de Salvador, e é professor de contrabaixo do Núcleo Moderno de Musica da Bahia.Dentre as suas principais atuações  profissionais estam:Grupo de Mario Ulhoa (espetáculo Pulsação,ICBA); Lula Nascimento Jazz Quarteto (Festival de Música Instrumental), Orquestra Sinfônica do festival Eleazar de Carvalho,Orquestra Sinfônica  de  Brasília; Banda Sinfônica do Festival de Brasília; Orquestra Musicâmera da EMUS;  Banda Sinfônica da EMUS; Mariella Santiago (Festival Brasilnoar-Barcelona, Festival de Lençois, Projeto Música no Porto, Projeto Circulador Cultural,  Feira das Artes, Premio Brasken de Música e Premio Brasken de Teatro, Projeto  Virtopera – Alemanha);Grupo Som das Américas(Pelourinho dia e noite),Grupo Petercantropus (temporada Aeroclube ),Stella Campus (Teatro Gregorio de Mattos).
Saravá Jazz Trio

Dia do Jazz no Pelô
Show com Nóis Três e Joatan Nascimento
Quarta – 10 de novembro – 20h
Praça Pedro Arcanjo – Salvador – BA
Aberto ao público

Show com Triat’uan e Saravá Jazz Trio
Quarta – 24 de novembro – 20h
Praça Pedro Arcanjo – Salvador – BA
Aberto ao público
CONTATOS: (71) 8830-7528 / (71) 3286-7589

zepirigu.wordpress

Nenhum comentário: