Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Exposição mostra dia a dia de comunidades quilombolas

O dia a dia das comunidades quilombolas de Barra e Bananal (Rio de Contas), Mangal Barro Vermelho (Sítio do Mato) e Rio das Rãs (Bom Jesus da Lapa) ganha destaque na exposição fotográfica “Gente de Quilombo: Força e Poesia”. A mostra reúne imagens dos primeiros quilombos baianos a garantir a titulação da terra e foi aberta ao público na quarta-feira, 27, no Palácio Rio Branco (Praça Tomé de Souza). A visitação é gratuita.

Pessoas, expressões, lugares e horizontes dessas regiões foram registrados pelos fotógrafos Álvaro Villela, Márcio Lima e Rita Cliff. Os trabalhos mostram a  relação dos moradores dos quilombos com a região na qual seus antepassados fincaram raízes, segundo a curadora Lanussi Pasquali. “O que cada um trouxe em suas câmeras foram registros estéticos e éticos de um povo. Povo num sentido comum à Idade Média: como pessoas que pertencem ao lugar”.
Para Álvaro Villela, único dos três fotógrafos que teve contato com comunidades quilombolas antes de dar início aos trabalhos para a mostra, a expressão facial dos moradores desses territórios é capaz de evidenciar a sensação de pertencimento deles ao histórico de luta. “A força das suas faces me parece ser a herança mais marcante da ancestralidade dos quilombolas”, conclui Villela, que conheceu o cotidiano das comunidades de Barra e Bananal.

“Gente de Quilombo: Força e Poesia” também foi aberta ao público no evento Encontros com as Culturas Populares e Identitárias, realizado no Centro Histórico. A visitação poderá ser feita de terça a sexta-feira feira e também nos finais de semana. A mostra segue até o dia 21 de novembro, como homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Serviço
Gente de Quilombo: Força e Poesia
Onde: Palácio Rio Branco (Praça Tomé de Souza)
Quando: De terça a sexta, das 10h às 18h e nos fins de semana de 13h às 18h. Até a 21 de novembro
Ingresso: Entrada franca

Nenhum comentário: