Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Literatura baiana nas bienais

 
Acredito que o sonho de todos os escritores é ver seus livros expostos nos grandes eventos literários do país. Dessa forma, seus trabalhos estarão à vista dos leitores.

Na Bahia, uma das queixas dos escritores é a falta de circulação das suas obras. O primeiro problema é superar os obstáculos da publicação, depois vem a parte mais difícil – fazer a obra circular, chegar às mãos dos leitores e em todos os cantos do País, ou no mínimo do Estado. Como o autor independente não conta com a estrutura de uma editora comercial que se responsabilize pela distribuição, o mesmo está fadado a ficar com pacotes de livros em casa, sem saber o que fazer.

Uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Fundação Pedro Calmon e Câmara Bahiana do Livro pode significar um novo momento para o livro na Bahia. A literatura produzida no Estado a partir do ano passado já esteve presente em quatro bienais de livros em estados diferentes. A mais recente foi a do Paraná, que aconteceu no início de outubro, onde foram disponibilizados 3.500 exemplares nas áreas de artes, arquitetura, fotografia, música, religião e literatura em geral. O público paranaense achou a ideia espetacular.

Na Bienal do Livro de São Paulo, uma média de 500 títulos dos mais variados gêneros literários também foi apresentada para os paulistas. O bom de tudo isso é que obras que na sua maioria não sairiam de Salvador estiveram disponíveis no maior evento literário da América Latina.

Participar das bienais pode não resolver o problema da distribuição, no entanto, é uma alternativa para fazer a literatura contemporânea da Bahia ganhar novos mercados.

Em maio, a Bahia também esteve na Bienal do Livro de Minas Gerais, onde teve uma excelente receptividade dos mineiros.

Nem só os livros estiveram presentes, alguns escritores também marcaram presença, a exemplo de Ruy Espinheira Filho, Hugo Homem, Miriam de Sales e Clara Maciel.

Essa ação iniciou-se em 2009, com a participação dos livros baianos na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Na ocasião, foram comercializados cerca de mil exemplares.

Vida longa à literatura da Bahia!


A Tarde

Nenhum comentário: