Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Carnaval 2011 começará com um encontro percussivo no Pelourinho


postado por Eder Luis Santana @ 2:05 PM
Até o final de novembro devem ser decididos os detalhes sobre a abertura do Carnaval 2011. De acordo com o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Cláudio Tinoco, está no papel um projeto para que a folia de Momo comece com uma festa no Largo do Pelourinho. Como o tema este ano é percussão, a idéia é montar um encontro percussivo que reúna artistas consagrados da música baiana.
Até o final de novembro deve ser definido também os detalhes de duas mudanças na festa: o modelo de camarotes e arquibancadas do Campo Grande e a implantação da Praça do Samba em frente ao Mercado Modelo. Tudo será levando para consulta no Conselho Municipal do Carnaval.
Sobre a abertura do Carnaval, Tinoco afirma que equipes da Saltur trabalham na preparação do evento. Entre os artistas cotados para o encontro percussivo estão Carlinhos Brown, Márcio Victor (Psirico), Olodum e percussionistas da Didá.
Este ano,  a tradicional entrega das chaves da cidade foi no Campo Grande, graças às comemorações pelos 60 anos do trio elétrico. Nos quatro anos anteriores, aconteceu em bairros populares como forma de estimular o Carnaval fora dos circuitos oficiais.
“Estamos em fase de articulação para colocar tudo em prática, mas depende também da agenda dos artistas. Será ótimo, por exemplo, se juntarmos Carlinhos Brown e Márcio Victor, que são importantes nomes da percussão na Bahia”, comenta Tinoco. Há previsão também que alguns nomes sejam homenageados, como Neguinho do Samba.
Estrutura – A previsão é de que, em 15 dias, os técnicos da Saltur terminem o projeto que define os modelos de camarotes e arquibancadas. “Queremos valorizar os blocos que desfilam com alegorias, como os afros. São atrações que precisam de uma passarela e o Campo Grande é ideal por ser o melhor espaço de projeção do Carnaval”, completa.
Já o Palco do Samba, que este ano foi montado na Cruz Caída (Pelourinho), deve ser transferido para a Praça Cairu, em frente ao Mercado Modelo, e ganhará o nome de Praça do Samba.
A idéia já circula nos bastidores e foi aprovada pelo presidente da União das Entidades de Samba da Bahia (Unisamba),  Fernando Rufino.
“Será mais um avanço. Hoje, os blocos de samba são atrações importantes na quinta, sexta e sábado de Carnaval. Essa medida servirá de incentivo, inclusive, aos artistas baianos que aproveitam para divulgar o trabalho na festa”, comemora


chamegente.atarde.com.br

Nenhum comentário: