Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PRÊMIO BRAVO - FAUSTUS VENCE A 6ª EDIÇÃO DO PRÊMIO BRAVO! BRADESCO PRIME DE CULTURA


27 de outubro de 2010

Site specific de José Rufino, montado no Palácio da Aclamação, em Salvador, dentro do Programa Ocupas, venceu ontem o prêmio de Melhor Exposição do país

Faustus, exposição do artista paraibano José Rufino, que marcou a abertura do Palácio da Aclamação como sede do Programa Ocupas, venceu um dos principais prêmios destinado às artes do Brasil: o Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura. Nesta sexta edição, a mostra realizada pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), unidade da Secretaria de Cultura do Estado, desbancou duas exposições apresentadas em alguns dos mais importantes espaços expositivos do país: “Leda Catunha: 1983-2008”, na Pinacoteca do Estado, em São Paulo; e “Imitação da Água”, de Sandra Cintro, no Instituto Tomie Othake, também em São Paulo.

O prêmio de Melhor Exposição para Faustus foi anunciado ontem à noite, dia 25 de outubro, pelo crítico Agnaldo Farias, na cerimônia de premiação realizada na Sala São Paulo. O site specific criado por José Rufino especialmente para ocupar o Salão Nobre do Palácio da Aclamação em janeiro deste ano foi escolhido como melhor exposição do país em 2010 por um grupo de jurados formado por Fernando Oliva, curador e professor da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP e da Faculdade Santa Marcelina; Mario Gioia, jornalista, crítico e curador (repórter de artes e arquitetura no caderno Ilustrada, da Folha de São Paulo, até o ano passado); e Gisele Kato, editora de Artes Plásticas da revista BRAVO!

Rufino construiu sua obra com peças encontradas em antiquários da região, em uma pesquisa que combinou memória e a história do próprio lugar que sediava a mostra. Sua criação, um imenso esqueleto humano formado por peças de gesso e móveis antigos, nos remete tanto às escavações palenteológicas e às aulas de biologia, quanto ao próprio acervo do Palácio, formado por mobiliário e objetos decorativos, afrescos e pinturas, se relacionando tanto com o nosso passado mais remoto, quanto com a opulência do local, antiga casa de nobres e governadores. “José Rufino conecta o passado com o presente como poucos, transformando história e memória em instalações com grande potência visual, recheadas de referências conceituais. É um artista peculiar, cuja formação como geólogo influencia bastante seu processo criativo”, pontua Daniel Rangel, diretor de Museus do IPAC e curador do Programa Ocupas. Síntese de sua produção recente, Faustus representa também um avanço na trajetória do artista, que completa 20 anos de carreira.

Mais sobre o Programa Ocupas

O Programa Ocupas apresentou no Palácio da Aclamação, antiga residência de nobres e governantes da Bahia, site specifics de importantes artistas contemporâneos do país. José Rufino, Carlito Carvalhosa, Eder Santos e Caetano Dias montaram exposições criadas a partir do diálogo com a história, o acervo, a arquitetura e/ou o entorno do Palácio.


salvadoracontece.com

Nenhum comentário: