Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, no próximo dia 5 de novembro, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), primeira biblioteca pública do Brasil, aos 199 anos, promoverá a sua 3ª Lavagem. Uma grandiosa festa que confirma a baianidade da instituição e que este ano vem com uma responsabilidade ainda maior: comemorar os 40 anos de inauguração da sua atual sede, nos Barris.
A única lavagem “profano-literária” do calendário cultural da cidade do Salvador leva o livro, a literatura e a sua morada mais antiga no Brasil para as ruas. Uma ação cultural de grande porte que, segundo a diretora da Biblioteca, Ivana Lins, proporciona, por onde quer que o cortejo passe, o contato direto das pessoas com este universo de cultura.
A comemoração terá início às 8h, com concentração feita por Adailton Poesia e Banda Tambores da Raça, na Praça do Campo Grande. Em seguida, a partir das 9h, um cortejo formado por baianas, poetas, escritores, artistas, circenses, intelectuais, estudantes, populares e um minitrio comandado pelo grupo cênico-musical Os Multipétalos passará pelas ruas do Centro Antigo de Salvador com o tema “Ler é uma viagem. Embarque nessa!”, distribuindo livros e fazendo ressoar a sua importância.
Serviços já oferecidos pela Biblioteca também irão para a rua, por meio de stands de seus setores, agregando valor de ação cultural aos atendimentos e serviços usuais.
Após o cortejo, acontece a lavagem das escadarias da BPEB, que também fará a inauguração do seu novo banner, permanecendo com o slogan “De braços abertos para você”, que na nova versão, apresenta crianças, idosos, negros, brancos e deficientes, demonstrando que a biblioteca está aberta à diversidade e à pluralidade do ser humano, e baseada no respeito ao conhecimento.
Às 14h, a grande convidada para a celebração, a cantora Márcia Short, sobe ao palco do Quadrilátero para animar o público com sua energia e vibração. Com 20 anos de carreira, ela já passou por grupos como Banda Mel, BandâBah, Timbalada, realizou turnês internacionais nos Estados Unidos e Europa e tem uma trajetória musical reconhecida e aplaudida em todo o Brasil.
Tribuna da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário