Espetáculo "Cangaço"
O espetáculo premiado inicialmente pelo Edital Manoel Lopes Pontes de Apoio a Montagem de Teatro da Bahia, em 2008 e agora pelo Edital Jurema Penna de Apoio à Circulação de Espetáculos de Teatro 2009 da secretaria estadual de Cultura, percorre algumas cidades do sertão e do agreste baiano e inicia turnê em Aporá, dia 3.
O diretor do espetáculo, Pawlo Cidade, garante que Lampião não chegou a entrar em Aporá, mas esteve bem perto do município de Castro Alves – conhecida como a capital do fumo. A segunda cidade a ser visitada pelo espetáculo é Monte Santo – “a cidade que abastecia Lampião”, dia 4.
Dona Maria Corrêa, mais conhecida como Maria do Lúcio, exercia a profissão de parteira e disse que quando jovem, conheceu Virgulino Ferreira durante suas visitas ao depósito de peles que havia na cidade.
O terceiro município é Queimadas, “a terra do massacre policial”. A apresentação será dia 5. Lampião chegou à cidade às 15h30min do dia 22 de dezembro de 1929. No quartel, o cangaceiro e seu bando assassinaram sete soldados que estavam de plantão..
Por fim, Jacobina, dia 7, a cidade que Lampião, estrategista cheio de artes e manhas, se livrou de cair em arapuca perigosa e de ser pego pelas forças do governo quando se recusou a descer as serras que cercam Jacobina.
Esta é segunda turnê, desde a estreia em 9 de abril de 2009, do espetáculo Cangaço, através do apoio financeiro da Fundação Cultural da Bahia, Fundo de Cultura, secretarias estaduais de Cultura e da Fazenda.
"Cangaço" tem texto e direção de Pawlo Cidade; produção de Viviane Siqueira e Fabíola Paes Leme; trilha sonora de Letto Nicolau; cenário e figurino de Justino Vianna e iluminação de Du Moura. No elenco estão Val Kakau, Andréa Bandeira, Kaique Cavalcante, Romário Góis, Ciro Nonato, Bruno Martinelli e Ed Paixão.
jornaolbahiaonline.com.br
Um comentário:
Nunca tive a oportunidade de ver esse espetáculo, mas sou apaixonada pela cultura e gostaria muito de vê-lo. Igualmente, primeiro tenho que ir ao meu centro de oftalmologia em curitiba porque sem óculos não posso ver nada!
Postar um comentário