Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Tô no Pelô levará cultura diversificada e entretenimento ao Pelourinho no mês de novembro


Tô no Pelô promove a diversidade de programação no Pelourinho e inclusão social com ênfase votada à juventude

O edital Tô no Pelô, realizado com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, da Secretaria de Cultura da Bahia em parceria com o Programa Pelourinho Cultural e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), trará ao público baiano uma programação variada no mês de novembro através do lançamento de cinco projetos culturais, e dará continuidade também a outros que já são destaque na capital baiana. Todos os dias da semana serão agitados pelos projetos que encherão as ruas e largos do Pelourinho com cores e sons, levando cultura e lazer à população local e turística.

O projeto Te Encontro no Pelô, com a banda Diamba, focará na inclusão social, com a participação de convidados que já são destaque na cena musical baiana. O Encontro de Sanfoneiros de 8 Baixos demonstrará a dimensões  musicais  da sanfona em um encontro múltiplo de artistas. Já o evento instrumental Na Trilha do Choro II divulgará o gênero aos amantes do choro, sempre apresentando composições pouco conhecidas pelo público. Para mesclar musicalidades, o Encontro de Cantadores do Pelô promete destacar os poetas-cantores da nova geração de talentos baianos. Para finalizar o mês, o Circuito do Samba fará o público dançar ao som do samba de roda.

Os projetos que continuam são o Repertório Opaxorô – Cantando Histórias e Orquestra de Atabaques; o Pelô Pé de Serra; a EXPO_EXPANDIDA; o Festival Darktronic – Live, o show Romances e Canções com o músico Lui Muritiba e o Curta Dança Às Seis no Pelô, que já foi aclamado pelo público e pela crítica com os seus espetáculos de dança em outubro. Todos os projetos estão inclusos no Edital Tô no Pelô, que promove a diversidade de programação no Pelourinho e inclusão social com ênfase votada à juventude.

O Edital também busca dinamizar os espaços artísticos e culturais na região do Centro Histórico, sempre mantendo o foco na revitalização desses ambientes. A iniciativa conta com um vasto repertório de eventos para que a população soteropolitana possa desfrutar das manifestações artísticas de forma democrática e aberta.

Atrações

Te Encontro no Pelô – A banda de reggae Diamba será anfitriã no projeto Te Encontro no Pelô que enfatiza o papel da juventude na cena musical baiana. O grupo também fará visitas às escolas públicas com o intuito de promover o acesso dos estudantes à cultura e eventos artísticos no Centro Histórico. As visitas serão feitas pelo Diamba ao Colégio Central, ao Colégio Odorico Tavares, ao Colégio Severino Vieira e ao Colégio Thales de Azevedo, onde eles irão distribuir ingressos. O show será composto de algumas músicas inéditas, como Faça valer e A boa. A banda está em fase de preparação do álbum que trará as músicas novas, e que será lançado em 2011. Um dos destaques da apresentação é a utilização de efeitos eletrônicos nas músicas.

O grupo Diamba apresentará o projeto Te Encontro no Pelô todas as quintas-feiras de novembro, no Largo Tereza Batista, sempre a partir das 19h. Os membros do Diamba, o vocalista Duda Sepúlveda, o baixista Renato Nunes, o guitarrista Paulo Marola, o baterista Caio Frenn e o tecladista Tilson Santana, estarão recebendo a banda Ministério Público no seu primeiro show, dia 04 de novembro, que é inspirada pelo reggae jamaicano.

Encontro de Sanfoneiros de 8 Baixos – Durante quatro dias, a música nordestina ocupará o Largo Pedro Archanjo com muita sanfona e musicalidade no Encontro de Sanfoneiros de 8 Baixos. O instrumento, que reflete a alma da música do Nordeste, recebe uma diferenciação das demais sanfonas, pois não segue uma escala musical. A sanfona de 8 baixos também possibilita ao músico a execução não só do forró, mas de outros estilos musicais como a MPB, o chorinho, o samba e a valsa. O encontro é produzido pelo músico sertanejo Fábio Paes e trará ao palco os sanfoneiros Zé e Luizinho Calixto, Deusdete Esiquiel, mais conhecido como Rato Branco e Landinho Pé de Bode. Todos os instrumentistas apresentam vasto conhecimento na arte de fazer música com a sanfona de 8 Baixos e prometem agitar as noites do Pelô.

Na Trilha do Choro II – Mesmo sendo um estilo musical pouco divulgado na Bahia, o choro irá preencher as terças-feiras do Pelourinho com o projeto Na Trilha do Choro II. Como uma continuação do trabalho realizado anteriormente, o projeto irá levar o grupo Mandaia, nos dias 09, 16 e 23 de novembro, ao Largo Tereza Batista, sempre às 21h. O conjunto é conhecido pelo seu talento inquestionável na arte instrumental do choro e também por aliar a tradição do gênero com outros estilos, mas sempre deixando o choro como elemento principal.

O show, que tem em média uma hora e meia de duração, é formado por composições pouco conhecidas pelo grande público, mas oriundas de grandes nomes da música brasileira. Alguns gêneros incorporados ao repertório são o baião, o xote, o samba e o maracatu. Com o intuito de complementar a diversidade musical da apresentação, o grupo Mandaia contará ainda com a participação de convidados especiais. A direção musical é assinada por Lula Gazineo.

Encontro de Cantadores do Pelô – A primeira edição do Encontro de Cantadores do Pelô levará ao Pelourinho os novos talentos da poesia cantada da Bahia. O evento reunirá seis artistas de grande destaque da nova geração de poesia e cantoria, como Maviael Melo, João Sereno, Celo Costa e Verlando Gomes. As apresentações também serão acompanhadas por convidados que adicionarão criatividade ao gênero poesia-cantoria. O encontro acontecerá entre os dias 12 e 15 de novembro, sendo que cada dia trará dois shows. No dia 15, um grande encontro encerrará a programação.

Um dos destaques do encontro é a valorização da cultura regional. O cantador Walter Lages irá apresentar suas composições baseadas na sua terra natal, Ribeira do Pombal. Já João Sereno mostrará a nova batida ribeirinha na dança de São Gonçalo. Outros artistas que expõem a arte poética e cantada são Celo Costa, com as canções de Santa Maria da Vitória, e Alisson Menezes com as canções de ninar de Iguaí.

Circuito do Samba – O samba de roda, que é um dos patrimônios culturais da Bahia, fará o público sambar em novembro com o projeto Circuito do Samba. O evento trará 12 grupos que além de tocarem o bom samba, ainda participarão de um bate-papo descontraído, onde a plateia poderá conhecer um pouco mais sobre o gênero musical e os componentes dos grupos. A conversa dará lugar a uma demonstração de musicalidade e de dança, que abordará algumas vertentes do samba, como a chula, o samba corrido, o de caboclo, de desafio e o licuticho.

A primeira edição do circuito do samba aconteceu em 2008 e foi destaque em nove cidades do interior da Bahia. Trinta grupos compuseram o evento e alcançaram o objetivo proposto, que era a conscientização da população da riqueza do samba de roda no seu aspecto local e de manifestação cultural. O Circuito do Samba, que acontecerá nos dias 26 e 30 de novembro, também marca a data de comemoração, 25 de novembro, em que o samba de roda recebeu o título de patrimônio imaterial da humanidade.

zeneto.com.br

Nenhum comentário: