Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Concurso de fotografias “De Novo o Centro: a história do Brasil vive aqui”

O bairro do Comércio faz parte do Centro Antigo de Salvador.O Instituto Casa da Photografia torna público processo seletivo para escolha de fotografias sobre o Centro Antigo de Salvador nos termos deste edital, dando cumprimento a execução do Prêmio Melhores Práticas em Gestão Local concedido pela Caixa Econômica Federal ao Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador, desenvolvido através do Escritório de Referência do Centro Antigo da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.
1. Objeto
1.1 Constitui objeto do presente concurso a seleção e a premiação de 24 (vinte e quatro) fotografias relacionadas e que abordem o Centro Antigo de Salvador – CAS.
1.2. As fotografias submetidas devem retratar os “tesouros” do Centro Antigo de Salvador – CAS, ou seja, cenas, objetos, pessoas e elementos que demonstrem originalidade, beleza e o caráter único da região, além da relação de identidade que o participante estabelece com a área, considerando seu valor histórico, artístico e cultural, material e imaterial.
1.3 Entende-se como Centro Antigo de Salvador a área da cidade que engloba o Centro Histórico (Pelourinho, Sé, Carmo, Taboão, Passo, Santo Antônio, etc.), e os seguintes bairros: Centro, Barris, Tororó, Nazaré, Saúde, Barbalho, Macaúbas, Lapinha, Comércio, conforme o estabelecido no mapa de localização do Centro Antigo (Anexo I).
1.4 Serão aceitas fotografias de monumentos, personagens, manifestações culturais, festas religiosas, elementos arquitetônicos, expressões da cotidianidade, danças, ritos, dentre outros.
2. Participante
2.1 Poderão inscrever-se pessoas físicas, fotógrafos amadores, maiores de 13 (treze) anos, brasileiros natos ou naturalizados, residentes no Estado da Bahia há pelo menos 1 (um) ano.
2.2 É vedada a inscrição e a participação, direta e indireta, de integrantes da Comissão de Seleção deste Edital ou seus parentes até 2º grau,
3. Inscrição e envio das fotografias
3.1 As inscrições para este Concurso poderão ser realizadas de 25 de outubro a 25 de novembro de 2010, através da entrega de envelope lacrado ou postado via Correios nos endereços a seguir:
a. na sede do Escritório de Referência do Centro Antigo, Rua Gregório de Mattos, n° 41, Pelourinho, Salvador – BA, CEP: 40.025.060, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira;
b. na sede do Instituto Casa da Photographia, Rua Alexandre de Gusmão, 50 Rio Vermelho – Salvador, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.
3.2 No caso de inscrições via Correios, o Aviso de Recebimento (A.R.) será considerado como comprovante.
3.3 No envelope deverão constar: o nome completo do (a) participante e a quantidade de fotografias.
3.4 Cada participante poderá inscrever até 03 (três) fotografias, originais e inéditas, relacionadas ao tema do concurso;
3.5 Será selecionada somente 01(uma) fotografia de cada participante;
3.6 Dentro do envelope lacrado deverão constar:
a. No máximo 03 fotografias impressas em papel fotográfico fosco ou brilhante, com dimensão de 20 x 30 cm ou 20 x 25 cm.  A (s) fotografia (s) deve (m) ser identificada (s) no verso, com o nome completo do participante, o título da obra, o local em que foi capturada a imagem e a data.
b. CD com arquivos em formato JPEG ou TIFF com, no mínimo, 300 dpi e 6 mega pixels, para possíveis ampliações no caso da imagem ser selecionada. O CD deve ser identificado com o nome completo do participante.
c. Cópia de RG CPF e cópia de comprovante de residência do participante;
3.7 Anexos obrigatórios:
a. A (s) fotografia (s) impressa (s) e digitalizada (s) conforme item 3.6.
b. Ficha de Inscrição assinada (Anexo II) e com todos os campos preenchidos;
c. Termo de cessão de direitos de uso e reprodução de fotografias (Anexo III) preenchido, impresso e assinado;
3.7.1 A Ficha de Inscrição e o Termo de Cessão de Direitos de uso e reprodução de fotografias estão disponíveis, a partir da data de publicação deste regulamento, nas sedes do Escritório de Referência do Centro Antigo e do Instituto Casa da Photographia, e nos sites: www.centroantigo.ba.gov.br; www.casadaphotographia.art.br
3.8 Não será cobrada taxa de inscrição.
3.9 O participante é responsável:
a.Pelas despesas de envio e retirada dos envelopes;
b. Por guardar cópia (Manter cópias) da fotografia, documentos e todos os materiais enviados como anexos.
3.10 As inscrições implicam na plena aceitação do regulamento, não cabendo ao participante recurso posterior.
3.11 Não serão aceitas inscrições efetuadas por fax ou correio eletrônico (e-mail).
4. Desclassificação
4.1 Serão desclassificadas as fotografias que:
a.Já tenham sido publicadas ou que já tenham sido, em quaisquer instâncias, premiadas em outras seleções até a data de inscrição neste concurso.
b.Não obedecerem ao disposto nos itens 3.3, 3.4, 3.6, 3.7.
c. Não estiverem de acordo com as especificações constantes neste Regulamento;
d. Apresentarem teor político-partidário, ofensivo ou que promovam discriminação por motivo de origem, cor, raça, sexo, idade, opinião política, ideologia, crença ou consciência.
e. Sejam postadas nos Correios após a data de encerramento das inscrições;
f. Mesmo tendo sido enviadas, via Correios, durante o período das inscrições e chegarem ao Escritório de Referência e/ou Instituto Casa da Photographia após 5 (cinco) dias corridos do encerramento das mesmas.
4.2 As fotografias que não forem selecionadas poderão ser resgatadas pelos participantes após o encerramento da seleção, até o limite de 90 (noventa dias).
5. Seleção das fotografias
5.1 A seleção será realizada por uma comissão, designada pelo Instituto Casa da Photographia, composta por 03 (três) profissionais de reconhecida atuação no segmento das artes visuais.
5.2 Os integrantes da Comissão poderão ser substituídos, a qualquer tempo, por outros profissionais igualmente idôneos, a critério exclusivo do Instituto Casa da Photographia.
5.3 Cada fotografia será avaliada, individualmente, pelos membros da Comissão, sendo atribuída nota para cada critério de avaliação.
5.4 As fotografias serão classificadas de acordo com a ordem decrescente das notas de 0 a 10 atribuídas pela Comissão, sendo selecionadas as 24 (vinte e quatro) que obtiverem as maiores pontuações.
5.5 As decisões da Comissão serão soberanas e irrecorríveis.
6. Premiação
6.1 Prêmios para os autores das três fotografias de maior pontuação:
a. Os 1º e 2º lugares receberão como prêmios:
Uma bolsa integral no valor de R$ 1.150,00 (hum mil e cento e cinqüenta reais) para participar do curso Referencial, promovido pelo Instituto Casa da Photographia, em Salvador. O curso de introdução ao mundo da fotografia é composto por três módulos: fundamental, digital e composição e tem duração de três meses e 18 dias com carga horária 37 horas.
b. O 3º lugar receberá como prêmios:
·         Uma bolsa integral no valor de R$ 380, 00 (trezentos e oitenta reais) para participar do curso Câmeras compactas. usos e atribuições, promovido pelo Instituto Casa da Photographia, em Salvador, curso com aulas teóricas e saídas fotográficas com carga horária de 10 horas.
c. O recebimento das bolsas do Instituto Casa da Photographia fica condicionado ao comparecimento dos ganhadores no período de inscrição para a 1º turma de 2011, não sendo aceitas inscrições após o período oficial.
6.2 As 24 fotos selecionadas receberão como prêmios:
a. Integração da foto ao calendário de mesa 2011 do Centro Antigo de Salvador;
b. Exposição da foto selecionada no Centro Cultural da Caixa em Brasília;
c. Exposição da foto selecionada no Palácio Rio Branco em Salvador.
7. Exposições
7.1 A confecção do calendário e a realização de uma das exposições (da exposição em Salvador) ficarão a cargo do Instituto Casa da Photographia, com supervisão da Secretaria de Cultura. A realização da segunda exposição ficará a cargo da CAIXA.
7.2 Os trabalhos selecionados não poderão, sob nenhuma hipótese, ser alterados ou retirados pelos participantes.
7.3 As obras não poderão ser colocadas à venda durante o período em que estiverem expostas.
8. Resultado
8.1 O resultado do concurso será divulgado pelo Instituto Casa da Photographia e pela Secretaria de Cultura do Estado, através do Escritório de Referência do Centro Antigo, no dia 06 de dezembro de 2010, com publicação dos nomes dos 24 (vinte e quatro) classificados, nos sites: www.casadaphotographia.art.br; www.centroantigo.ba.gov.br.
9. Disposições gerais
9.1 O Instituto Casa da Photographia e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia não se responsabilizam por reclamações envolvendo pessoas retratadas pelos participantes. A exposição de pessoas nas fotografias é total e exclusiva responsabilidade do participante, cabendo-lhe responder por eventuais questionamentos e ônus decorrente de sua obra.
9.2 Os ganhadores autorizam o uso de suas imagens, a título gratuito, para que o Instituto Casa Da Photographia e a Secretaria de Cultura do Estado, possam utilizá-las na divulgação em materiais institucionais ou publicitários, em mídia impressa ou eletrônica.
9.3 Os ganhadores dispõem-se a posar para fotos, em horário comercial, que poderão vir a ser utilizadas para ilustrar os referidos materiais institucionais ou publicitários do Instituto Casa Da Photographia, da Secretaria de Cultura do Estado/Escritório de Referência do Centro Antigo.
10. Disposições finais
10.1 Integram o presente regulamento os anexos: I – Mapa de Localização do Centro Antigo; II – Ficha de Inscrição; III – Termo de Cessão de Direitos de uso e reprodução de fotografias, disponíveis nas sedes do Escritório de Referência e do Instituto Casa da Photographia, e nos sites www.centroantigo.ba.gov.br, www.casadaphotographia.art.br.
10.2 Casos omissos neste regulamento serão decididos pelo Instituto Casa da Photographia, observada a legislação pertinente.
10.3 Informações e esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos através do e-mail: concursodenovocentro@gmail.com, fazendo constar, no campo Assunto, a citação: CONCURSO DE FOTOGRAFIA e/ou através dos telefones (71) 3116-0500, 3116-6539, 3018-3906, 3491-3906.
Salvador, Bahia 
MARCELO REIS
Diretor do Instituto Casa da Photographia

Nenhum comentário: